.: Comitê Brasileiro de Normalização (CBN) :.

É um comitê assessor do Conmetro e tem por objetivo assessorá-lo e subsidiá-lo nos assuntos relativos à normalização, especialmente àqueles que fazem parte do Termo de Referência do SBN, inclusive no que se refere à relação entre a normalização e a atividade de regulamentação técnica, bem como acompanhar e avaliar a execução e os resultados do Plano Brasileiro de Normalização - PBN. O Comitê possui 24 membros, entre os segmentos de governo, setor privado e consumidores.

Contextualização

O CNN - Comitê Nacional de Normalização foi criado pela Resolução Conmetro nº 6, de 24 de agosto de 1992, com a missão de assessorar o Conmetro na área de normalização; promover a articulação institucional entre os setores privados e governamental na área de normalização; promover atividades de fomento à normalização; analisar e aprovar o planejamento do Sistema Brasileiro de Normalização, e ser o órgão de recorrência administrativa do Sistema Brasileiro de Normalização, antes do Conmetro.

O CNN reuniu-se pela última vez no início de 1999. Naquela oportunidade, o Comitê tinha preparado uma nova proposta de Termo de Referência para o Sistema Brasileiro de Normalização - SBN, entendido como um subsistema do Sinmetro. Esta nova proposta implicava, naturalmente, na revisão do Regimento Interno do CNN.

Em 2001, os trabalhos do CNN foram retomados e, por coerência com os demais comitês assessores do Conmetro, propôs-se a mudança de sua denominação, de Comitê Nacional de Normalização - CNN para Comitê Brasileiro de Normalização - CBN , a reformulação do Regimento Interno do Comitê e do Termo de Referência do SBN, o que foi aprovado na 39ª Reunião Ordinária do Conmetro.