Portal do Governo Brasileiro

english version

 

Cursos e Treinamentos


SIM Treinamento e Desenvolvimento em Metrologia Elétrica

 

Introdução

 

Aproximadamente metade de todos os produtos manufaturados no mundo é contabilizado por itens individuais tais como aviões, veículos motorizados e computadores, junto com suas partes componentes. Destes, aproximadamente a metade está na indústria automobilística, outros setores importantes são a indústria aeroespacial e de instrumentação. Para a maioria destes produtos, seu desempenho e qualidade professados, e portanto seu sucesso comercial, é determinado por quão bem eles são fabricados. Tecnologia elétrica está crescentemente sendo usada em produtos manufaturados. O desempenho de tais produtos é, portanto, freqüentemente avaliado medindo-se o quanto as grandezas elétricas se afastam das especificações. O campo de metrologia elétrica é também importante na avaliação do desempenho da rede de transmissão e distribuição de energia elétrica de cada país. Várias grandezas elétricas precisam ser medidas com rastreabilidade para se gerar e distribuir energia elétrica de uma forma segura, econômica e que atenda os requisitos de qualidade. Sistemas de comunicação internacionais trabalham confiavelmente e eficientemente, mas devido às taxas elevadas de transmissão de dados, as escalas de tempo através do mundo precisam ser fortemente coordenadas  e não devem flutuar de microsegundo para microsegundo, de minuto para minuto ou de dia para dia. Além disso, medições de radio-freqüência com rastreabilidade precisam ser feitas para assegurar a segurança e a qualidade da rede de comunicação.

 

Isso é o que denominamos de metrologia elétrica. Todas estas medições precisam ser confiáveis e ter rastreabilidade a um Instituto de Metrologia Nacional (NMI) em cada país. Esta rastreabilidade é assegurada pela calibração periódica dos padrões da indústria na Rede de Calibração Nacional de cada país. Também, os padrões da rede de calibração são enviados ao  NMI para serem calibrados periodicamente. A fim de fornecer confiança entre as cadeias de rastreabilidade de cada país, comparações internacionais de grandezas elétricas são conduzidas periodicamente entre os vários NMIs da respectiva Organização de Metrologia Regional (RMO). Várias RMOs foram estabelecidas em muitas partes do mundo. O Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) é o RMO das Américas.

 

Sistema Interamericano de Metrologia (SIM)

 

O Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) resultou de um amplo acordo entre as organizações de metrologia nacionais de todos os 34 países membros da Organização dos Estados Americanos (O.E.A.). Criado para promover a cooperação regional e internacional, especialmente interamericana, em metrologia, o SIM está comprometido com a implementação de um Sistema de Medição Global nas Américas, no qual todos os usuários podem ter confiança.

 

Os objetivos do SIM são: (a) cooperar no desenvolvimento de Institutos nacionais de metrologia em cada país da região; (b) contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de medição exigida para promover condições de igualdade no comércio; (c) fomentar a competitividade e a qualidade do setor manufatureiro a fim de promover o comércio; (d) identificar setores e instituições que possam conduzir atividades multinacionais específicas em apoio à metrologia; (e) contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura metrológica exigida para proteger o ambiente e promover o bem-estar geral da população, incluindo saúde e segurança.

 

Para essa finalidade, medidas tomadas pelos membros ajudarão a atingir o seguinte: (a) o estabelecimento de sistemas de medição nacionais e regionais; (b) o estabelecimento de uma hierarquia dos padrões nacionais de cada país e sua ligação com padrões regionais e internacionais; (c) a compatibilidade dos resultados obtidos de processos de medição executados em laboratórios do sistema; (d) o desenvolvimento de pessoal científico e técnico competitivo; (e) o agrupamento e distribuição de informação e documentação científica e técnica ; (f) a ligação com as várias organizações internacionais especializadas na área de metrologia.

O SIM tem grupos de trabalho específicos cada qual lidando com grandezas de medição específicas. Para maiores detalhes, consulte http://www.sim-metrologia.org.br

 

Grupo de Trabalho de Metrologia de Eletricidade e Magnetismo do SIM

 

Compete ao Grupo de Trabalho de Metrologia de Eletricidade e Magnetismo do SIM (SIM EM MWG) (a) promover uma colaboração mais próxima entre os laboratórios do SIM em projetos relacionados à metrologia elétrica e serviços de medição, (b) otimizar o uso dos recursos e serviços de EM dos laboratórios do SIM e fomentar o desenvolvimento destes serviços EM de modo que estes serviços de EM satisfaçam as demandas regionais, (c) documentar a restreabilidade dos sistemas de medição de EM nos laboratórios do SIM e encorajar a aceitação regional desta rastreabilidade, em consonância com definições e tendências internacionais, (d) avaliar o status corrente das comparações internacionais de grandezas elétricas em andamento entre os laboratórios do SIM e estudar as necessidades de comparação de EM futuras de laboratórios do SIM, (e) supervisionar as comparações de EM do SIM, tomando as medidas necessárias para expedi-las em caso de atrasos, (f) harmonizar procedimentos propostos pelo SIM EM MWG para executar comparações de EM de laboratórios do SIM e (g) avaliar as necessidades de treinamento e desenvolvimento de laboratórios do SIM.

Reuniões anuais têm sido organizadas em conjunto com eventos de treinamento e desenvolvimento a fim de implementar essas metas.

 

SIM Treinamento e Desenvolvimento em Metrologia Elétrica

 

O objetivo principal do SIM T&D em Metrologia Elétrica é o treinamento e o desenvolvimento da capacitação de representantes de países da região na área de metrologia elétrica. Para isto concebeu-se a organização de um treinamento em metrologia elétrica, e a participação no VIII Seminário Internacional de Metrologia Elétrica (VIII SEMETRO) a ser realizado em junho de 2009 na cidade de João Pessoa/Paraíba, no Brasil.

 

O treinamento será concentrado em medições relacionadas com as seguintes grandezas elétricas em C.C. / baixas freqüências:

a) Tensão C.C.,

b) Transferência de tensão e corrente C.A.-C.C.,

c) Resistência C.C.,

d) Potência e Energia.

 

Espera-se que o treinamento promova o fortalecimento das atividades de metrologia elétrica na região, aumentando o reconhecimento e a confiabilidade dos serviços de metrologia que servem de apoio ao comércio internacional. Para que isto se dê, a metodologia proposta consiste de, além do intercâmbio de experiência entre os participantes, a multiplicação desta experiência em seus países, através de reuniões e seminários nacionais, e outras atividades internas.

Público-alvo

 

Cientistas, engenheiros, gerentes, auditores, consultores e representantes de universidades, agências governamentais, indústria e comércio, laboratórios de calibração e ensaio, e institutos nacionais de metrologia.

Programa Técnico

 

Consulte o Cronograma para informações sobre as datas e horários dos cursos.

Consulte o Programa Técnico detalhado para maiores informações sobre os cursos.


Instrutores

 

Carlos Avilés
Centro Nacional de Metrología, Santiago de Querétaro, México

 

David Avilés nasceu na Cidade do México, México, em 1961. Ele recebeu grau de DEA e o grau de Ph.D. em Instrumentação e Medições da Universidade de Bordeaux I, França. Ele foi Chefe da Divisão de Medições Eletromagnéticas do CENAM de 1992 a 1998, desde 1998 tem sido Coordenador Científico do Grupo de Padrões Quânticos da Divisão de Medições Eletromagnéticas do CENAM. Ele se especializou em medições de tensão C.C. Ele está envolvido com os projetos do Padrão de Tensão de Josephson Programável e o Padrão de Tensão de Josephson C.A. no CENAM.

 

Randolph Elmquist
National Institute of Standards and Technology (NIST), Gaithersburg, E.U.A.

 

Em 1986, Randolph E. Elmquist ingressou no National Institute of Standards and Technology em Gaithersburg, MD, onde contribuiu com medições absolutas do Watt e do Ohm. Seu trabalho nestas áreas incluiu o desenvolvimento de resistores coaxiais calculáveis aperfeiçoados e comparadores de corrente criogênicos. Ele tem estado envolvido em atividades internacionais através do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) e tem ajudado a desenvolver ferramentas de tecnologia da informação para o NIST, onde ele lidera o Projjeto de Metrologia do Ohm.

 

Peter Filipski
National Research Council (NRC), Ottawa, Canadá

 

Piotr (Peter) S. Filipski é um Senior Research Officer no Institute for the National Measurement Standards, National Research Council Canada (NRC).  Ele recebeu os graus de M.S. and Ph.D. em engenharia elétrica do Silesian Technical University (STU), Gliwice, Polônia, em 1972 e 1977, respectivamente. De 1971 a 1981, esteve com o STU. Em 1981 ingressou no staff da  Seção de Engenharia de Potência da Divisão de Engenharia Elétrica do NRC, onde esteve envolvido no desenvolvimento de instrumentação e técnicas de medição de potência ativa e reativa, especialmente em situações não senoidais. Desde 1992 está com o Grupo de Padrões Elétricos onde seua pesquisa está direcionada às medições de transferência C.A.-C.C. de exatidão elevada.

 

Daniel Slomovitz
Administración Nacional de Usinas e Transmisiones Eléctricas (UTE), Montevidéu, Uruguai

 

Daniel Slomovitz nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1952. Recebeu os graus de Engenheiro Eletricista e Dr. Eng. da Universidad de la República del Uruguay, Montevidéu. Ele é Professor na mesma universidade, ensinando disciplinas relacionadas à Medições Elétricas. Em 1977, ingressou no laboratório de UTE (Concessionária de Energia Elétrica Nacional, Uruguai), e agora é Chefe do Laboratório. Tem feito pesquisas em medições elétricas de baixa freqüência e ensaios de alta tensão, publicando mais de 100 artigos, e os livros Mediciones Eléctricas (IEEE) e Guía sobre Redacción Técnica. Suas áreas de pesquisas incluem ensaios de alta tensão de impulse e descargas parciais, medições de potência, transformadores de corrente e tensão, entre outras.

 

Local

 

O SIM T&D em Metrologia Elétrica será realizado no Hotel Tropical Tambaú, Sala Cabo Branco I, em João Pessoa/Paraíba.

 

Material Didático

 

O participante do SIM T&D em Metrologia Elétrica receberá o material de treinamento correspondente ao curso específico no qual está inscrito. Consulte o Programa Técnico para informações sobre conteúdo dos módulos de treinamento.

Módulo 1. Mediciones de Tensión Eléctrica Continua de Alta Exactitud, David Avilés - apostila com 99 págs. em cores.

Módulo 2. DC Resistance Measurements, Randolph Elmquist - apostila com 179 págs. em cores

Módulo 3. AC-DC Thermal Transfer Standards and Calibrations , Piotr Filipski - apostila com 128 págs. em cores.

Módulo 4. Medida de potencia e energía , Daniel Slomovitz - apostila com 41 páginas. em cores. O CD Mediciones Eléctricas de autoria de Daniel Slomovitz e comercializado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) será também distribuído para participantes deste módulo

 

Contato

 

Se necessário, entre em contato com Dr. Gregory Kyriazis em gakyriazis@inmetro.gov.br para maiores detalhes sobre o conteúdo programático.