Portal do Governo Brasileiro
Página InicialQualidadeComitêsCBACRegimento Interno do CBAC

Produtos analisados
Relatório de Análise de Brinquedos Piratas. Relatório de Análise em Sacos para Acondicionamento de Lixo Residencial
Relatório de Análise de Chumbo em Batons. Relatório de Análise de Consumo de Energia de Ferro Elétrico de Passar Roupa e Vaporizador
Fique Atento
  
.: Regimento Interno do CBAC :.


Aprovado no Conmetro em 27/12/2016

Regimento Interno
Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade - CBAC


O presente Regimento Interno estabelece as diretrizes para o funcionamento do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade - CBAC, conforme Resolução Nº 2 de 23 de julho de 2002, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO, publicada no D.O.U. de 25 de julho de 2002.


CAPÍTULO I - Das Características Gerais do CBAC

Art. 1º - O presente Regimento Interno, aprovado pelo CONMETRO, tem por objetivo reger a composição, estrutura, atribuições e funcionamento do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade - CBAC, em consonância com o Termo de Referência do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC, aprovado pela Resolução do CONMETRO nº 2, de 23 de julho de 2002.

Art. 2º - O CBAC é o comitê assessor do CONMETRO para assuntos de avaliação da conformidade e tem por objetivo articular e empreender ações relacionadas ao planejamento e formulação das diretrizes para a política brasileira de avaliação da conformidade, bem como acompanhar e avaliar a execução e os resultados dessa política, além de outras tarefas que lhe forem confiadas pelo CONMETRO.


CAPÍTULO II - Da composição, da representação, da participação, dos direitos e dos deveres das entidades-membro


Art. 3º - O CBAC é composto por entidades representativas das partes interessadas na atividade de avaliação da conformidade, de forma a haver equilíbrio e imparcialidade, sem que nenhum interesse em particular seja predominante.

§ 1º - O Inmetro exerce a Secretaria Executiva Comitê, a Associação Brasileira de Normas Técnicas e os Presidentes do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade – CBAC, do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio – CTBT, do Comitê Brasileiro de Normalização– CBN e do Comitê Brasileiro de Metrologia – CBM – são membros permanentes do CBAC.

§ 2º - Os representantes formalmente designados dos demais comitês assessores do Conmetro são membros permanentes do CBAC

Art. 4º - Plenária do CBAC é composta, além dos representantes dos membros permanentes, por representantes das entidades representativas das partes interessadas, assim distribuídas:

· Os órgãos da União das administrações públicas direta, indireta, autárquica, fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista

· Confederações nacionais, da agricultura, do comércio e da indústria;

· Entidades representativas dos consumidores de caráter nacional, privada ou pública;

· Entidades de classe representativas de fabricantes, de caráter nacional;

· Entidades representativas dos trabalhadores, de caráter nacional;

· Entidades representativas dos organismos de avaliação da conformidade;

· Organismo de acreditação, reconhecido pelo governo brasileiro;

· Entidade voltada ao apoio e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, de caráter nacional;

· Entidade, de caráter nacional, voltada ao desenvolvimento, ao fomento e à pesquisa;

· Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade – Inmetro;

· Autoridades regulamentadoras;

· Entidades representativas dos importadores, de caráter Nacional.


§ 2º A composição do CBAC deve ser reavaliada a cada 2 anos e sua proposta de alteração submetida ao Conmetro para aprovação.

§ 3º - As entidades interessadas em participar do CBAC devem manifestar seu pleito, formalmente, à Secretaria Executiva, que submeterá à presidência, com base na composição definida no Caput deste Artigo.

§ 4º - Após avaliação e sendo procedente o pleito, o Presidente o submeterá à apreciação da Plenária do Comitê, na próxima reunião ordinária.

Art. 5º - Os procedimentos para participação nas reuniões do CBAC são assim estabelecidos:

§ 1º - As Entidades-membro do Comitê participarão através de um representante titular e/ou de um representante suplente, formalmente indicados, e com direito a um único voto;

§ 2º - As Entidades-membro serão formalmente convidadas pela Secretaria Executiva do Comitê a participar de cada uma das reuniões da Plenária do Comitê.

§ 3º - A Presidência ou a Secretaria Executiva do CBAC, poderá convidar formalmente, pessoas ou entidades a participarem de uma determinada reunião.

§ 4º - Só participam da reunião Plenária do CBAC os representantes formalmente indicados pelas Entidades-membro ou as pessoas formalmente convidadas pelo Presidente ou pela Secretaria Executiva do CBAC.

§ 5º - Cada representante das Entidades-membro pode comparecer às reuniões do CBAC, acompanhado por especialistas, sem direito a voto, para assessorá-lo, desde que seja comunicado formalmente à Presidência ou à Secretaria Executiva, com antecedência mínima de 5 dias, para atendimento ao disposto no § 4º deste Artigo.

Art. 6º - São deveres dos representantes das Entidades-membro:

§ 1º - comparecer regularmente às reuniões do CBAC;

§ 2º - fazer-se representar, nas suas ausências e impedimentos, pelos respectivos suplentes;

§ 3º - emitir parecer e/ou relatar matéria que lhes for distribuída, respondendo por escrito, quando solicitado, dentro dos prazos estabelecidos;

§ 4º - discutir e votar a matéria em pauta, acatando e defendendo as decisões do CBAC;

§ 5º - apresentar ao CBAC assuntos de interesse da sociedade brasileira, relacionados com as atividades de avaliação da conformidade.

§ 6º - difundir, no âmbito da entidade que representa e em outros fóruns, as atividades do CBAC e do SBAC.

§ 7º - Participar de Grupos de Trabalho, quando definidos nas reuniões Plenárias.

Art. 7º - Cada Entidade-membro do CBAC deve indicar formalmente um representante titular e um suplente.

§ 1º - É vedada qualquer forma de acumulação de representação. Cada representante de Entidade-membro só representa uma entidade. A entidade deve garantir o apoio e os recursos necessários para a efetiva participação do seu representante.

§ 2º - O representante suplente de Entidades-membro substitui o titular nos seus impedimentos, com direito a voto.

§ 3º - O representante suplente de Entidades-membro pode participar das reuniões do CBAC juntamente com o titular, neste caso, sem direito a voto.

§ 4º - A ausência não justificada do representante titular (ou de seu suplente) a 2 (duas) reuniões ordinárias consecutivas implica na consulta pela Secretaria Executiva à Entidade-membro respectiva para que manifeste seu interesse ou não em continuar como Entidade-membro do CBAC. A não manifestação quanto à continuação ou a permanência da ausência implica no desligamento da Entidade.

§ 5º - As atividades desenvolvidas pelos representantes das Entidades-membro no âmbito do CBAC não são remuneradas.

§ 6º - Os representantes das Entidades-membro do CBAC devem assinar Termo de Compromisso (Anexo 1).

CAPÍTULO III - Da Estrutura do CBAC


Art. 8º - Para cumprir suas atribuições e responsabilidades definidas na Resolução do CONMETRO nº 4, de 02/12/2002, o CBAC é estruturado como a seguir:

· Plenária
· Presidência
· Vice-Presidência
· Secretaria Executiva
· Grupos de Trabalho


Art. 9º - Aplenária é o órgão máximo deliberativo e soberano do CBAC e dela tomarão parte todas as Entidades-membro por intermédio de seus representantes, com direito a voto.

§ Compete privativamente à Plenária:

a) deliberar sobre os assuntos pertinentes à área de competência do CBAC, conforme estabelecido na Resolução do CONMETRO nº 2 de 23/07/2002;

b) aprovar, acompanhar e avaliar os programas de trabalho dos Grupos de Trabalho;

c) deliberar e referendar as proposições e dos Grupos de Trabalho;

d) aprovar o calendário anual de reuniões ordinárias que deve ser apresentado na última reunião ordinária de cada exercício;

e) aprovar a entrada de novas Entidades-membro para composição do CBAC, visando garantir a equidade e a imparcialidade das partes interessadas;

f) elaborar, acompanhar, avaliar e propor revisões periódicas do Programa Brasileiro de Avaliação de Conformidade a ser submetido ao CONMETRO.

Art. 10º - A Plenária se reunirá, ordinariamente, duas a três vezes por ano e, extraordinariamente, quando solicitada pelo Presidente ou por qualquer Entidade-membro à Secretaria Executiva e aprovada pelo Presidente ou por solicitação de Entidades-membro que representem 30% daquelas com direito a voto.

Art. 11 - A Reunião Plenária será realizada em local indicado pela Secretaria Executiva no instrumento convocatório.

Art. 12 - A Reunião Plenária será convocada formalmente pela Secretaria Executiva mediante correspondência dirigida aos representantes titulares das Entidades-membro, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, se ordinária, e de 15 (quinze) dias se extraordinária.

§ 1º - Da convocação deverão constar, obrigatoriamente, a agenda, bem como a data, o local e o horário em que se realizará a Reunião Plenária.

§ 2º - As Entidades-membro podem solicitar à Secretaria Executiva a inclusão de assuntos na pauta de reunião ordinária com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data de sua realização.

§ 3º - A Plenária será instalada e presidida pelo Presidente do CBAC e composta, a mesa, ainda, do representante da Secretaria Executiva.

Art. 13 - As decisões da Plenária serão tomadas buscando-se o consenso entre as Entidade-membro. Caso não seja obtido o consenso, a matéria será colocada em votação necessitando, para aprovação, de 2/3 dos votos dos presentes, na reunião, excluídas as abstenções na contagem.
Parágrafo único - a Plenária do CBAC é o fórum de recorrência para decidir sobre os recursos das Entidades que julgarem que as decisões tomadas pelos Grupos de Trabalho não foram as mais adequadas.


CAPÍTULO IV - Da Presidência, Vice Presidência e da Secretaria Executiva


Art. 14 - O CBAC tem um Presidente, um Vice-Presidente e uma Secretaria Executiva, com as seguintes competências e atribuições:

§ 1º - compete ao Presidente:

a) presidir as reuniões do CBAC;

b) representar o Comitê junto às pessoas físicas e jurídicas, de direito público e privado, sendo-lhe facultada a possibilidade de delegar, por escrito, esta atribuição a um representante de Entidade-membro do CBAC, por ele escolhido;

c) analisar e aprovar a conveniência da realização de reuniões extraordinárias do CBAC, solicitadas por Entidades-membro; Nota: uma reunião extraordinária será obrigatoriamente realizada se for solicitada por, no mínimo, 30% de seus membros;

d) assinar as correspondências no âmbito do CBAC.

e) cumprir e fazer cumprir o regimento interno do CBAC.

f) aprovar as pautas das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias do Comitê.

g) acompanhar o desenvolvimento das atividades dos Grupos de Trabalho;

h) representar o Comitê nas Reuniões Plenárias do CONMETRO, quando convidado.

§ 2º - compete ao Vice-Presidente:

a) substituir o Presidente em suas ausências e impedimento;

b) no caso da vacância do cargo de Presidente, cumprir o mandato restante;

c) executar outras tarefas atribuídas pelo Presidente.

§ 3º - compete à Secretaria Executiva:

a) expedir as convocações das reuniões e secretariá-las;

b) assinar as correspondências pertinentes;

c) zelar pela documentação pertinente ao CBAC;

d) propor um calendário anual de reuniões ordinárias que deve ser aprovado na última reunião ordinária de cada exercício;

e) assessorar o Presidente e o Vice-Presidente do CBAC;

f) prover os recursos necessários às ações da Secretaria Executiva;

g) propor as pautas e atas das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias do Comitê a serem submetidas ao Presidente;

h) fazer o acompanhamento, a avaliação e a revisão do PBAC em pauta permanente das reuniões do CBAC;

i) monitorar o andamento dos encaminhamentos definidos nas Reuniões Plenárias.

Art. 15 - O Presidente e o Vice-Presidente do CBAC são eleitos em Reunião Plenária Ordinária pelos seus pares, por consenso ou, na falta deste, através de votação por maioria simples dos votos dos presentes.

§ 1º Quaisquer representantes das Entidades-membro do CBAC poderão ser candidatos à Presidência e Vice-Presidência do CBAC; Nota: é vedado que os dois representantes de uma entidade-membro ocupem os cargos de presidente e vice-presidente concomitantemente.

§ 2º- Caso haja mais de dois candidatos e não seja atendida a condição do item anterior de maioria simples dos votos, haverá uma nova eleição entre os dois candidatos mais votados.


Art. 16 - O Presidente e o Vice-Presidente são eleitos para um mandato de 2 (dois) anos, não podendo ser reeleitos mais de uma vez para os mesmos cargos.

§ 1o - Os candidatos a Presidente deverão apresentar suas plataformas de trabalho previamente à Plenária em que ocorrerá a eleição.
a) as plataformas de trabalho devem tomar como referência e estar alinhadas ao PBAC;
b) as plataformas de trabalho devem ser encaminhadas previamente à Secretaria Executiva para que esta envie aos membros do CBAC com a antecedência de, no mínimo, 30 dias da Plenária.

§ 2o - O mandato de dois anos é extensível até a Plenária de eleição.


Art. 17 - As votações previstas pelo art. 13 serão coordenadas pela Secretaria Executiva, uma vez que o Presidente e o Vice-Presidente, no exercício da presidência, terão direito a voto, representando suas respectivas Entidades-membro.


Art. 18 - A Secretaria Executiva é exercida pelo INMETRO, membro permanente do CBAC, competindo a ela:

§ 1º - indicar o secretário (a) executivo (a);

§ 2º - fazer um informe anual, na última reunião ordinária, sobre o andamento do PBAC;

§ 3º - convocar os responsáveis pelos grupos de trabalho a relatarem, nas reuniões, as atividades que estão sendo desenvolvidas;

§ 4º - distribuir, após cada reunião, às Entidades-membro, num prazo de até 30 (trinta) dias, cópia da respectiva minuta da Ata;

§ 5º - incluir nas convocações a pauta dos trabalhos e toda a documentação necessária para um estudo prévio.

§ 6º - acompanhar a presença dos representantes das Entidades-membro às Reuniões do CBAC, relatando ao Comitê as ausências não justificadas sistemáticas, visando avaliar a conveniência de se manter ou excluir aquela entidade, de acordo com o artigo 7º § 4º.


CAPÍTULO V - Dos Grupos de Trabalho


Art. 19 - O CBAC pode estabelecer grupos de trabalho com objetivo, escopo e prazo definidos.


Art. 20 - Aos Grupos de Trabalho, criados em Reuniões Plenárias do CBAC, compostos por Entidades-membro deste Comitê e por outras entidades convidadas, compete a elaboração de trabalhos específicos determinados e a serem apreciados pelas Reuniões Plenárias do CBAC, registrados nas respectivas Atas de Reunião.
Parágrafo único: Prioritariamente, os grupos de trabalho devem ser direcionados para viabilização do PBAC


Art. 21 - Toda e qualquer questão não contemplada pelo presente Regimento Interno deverá ser levada para deliberação da Plenária.


Art. 22 - A revisão deste Regimento Interno poderá ser conduzida pela Plenária após ter-se completado um (1) ano da sua vigência, e sempre em intervalos superiores a 12 meses, devendo o posicionamento ser submetido ao Conmetro.
Parágrafo único - As propostas de alteração serão aprovadas por maioria simples dos votos das Entidades-membro presentes na reunião.


Acessibilidade
Acidente de Consumo: relate seu caso
Anuência - Importação
Autorização para Uso do Selo em Material Publicitário
Avaliação da Conformidade - perguntas mais freqüentes
Comissão Permanente dos Consumidores – CPCON
Documentos Orientativos sobre Certificação ISO 9001:2008
Empresas Certificadas ISO 9001/14001
Empresas Fabricantes de dispositivo de acoplamento mecânico (Engate)
Empresas Fabricantes de Dispositivos Quebra-Mato
Empresas Fornecedoras de Cantoneiras de Aços Laminas a Quente para Montagem de Torres de Transmissão de Energia Elétrica
Empresas Inspetoras de Contentores Intermediários para Granéis Destinados ao Transporte Terrestre de Produtos Perigosos
Empresas Prestadoras de Serviços de Descontaminação de Equipamentos para Transporte de Produtos Perigosos
Entidades Autorizadas - ETP
Guia de Boas Praticas de Regulamentação
Implantação Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
Indique! Sugestão para o Programa de Análise de Produtos
Instaladores Registrados de Gás Natural Veicular (GNV)
Livreto da Avaliação da Conformidade
Pesquisa – Certificação ISO 9000
Portarias e Regulamentos Técnicos Metrológicos e de Avaliação da Conformidade
Produção Intelectual
Produtos Analisados
Produtos e Serviços com Conformidade Avaliada
Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade - PBAC
Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS)
Registro de Objetos
Responsabilidade Social
Tabelas de Eficiência Energética - PBE
Workshop Internacional sobre AC


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY