Portal do Governo Brasileiro

Produtos analisados
Relatório de Análise de Brinquedos Piratas. Relatório de Análise em Sacos para Acondicionamento de Lixo Residencial
Relatório de Análise de Chumbo em Batons. Relatório de Análise de Consumo de Energia de Ferro Elétrico de Passar Roupa e Vaporizador
Fique Atento
  

.: Cerflor: Regras de Uso da Logo :.

Regras de Uso da Logo CERFLOR

Regras de Uso da Logo

Estão disponibilizados os documentos originais sobre o Uso da Logo Cerflor nos Requisitos de Avaliação da Conformidadepara Cadeia de Custódia para Produtos de Base Florestale nos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Manejo Florestal Sustentável estabelecido por Portarias do Inmetro, no endereço https://www.inmetro.gov.br/qualidade/cerflor_rac.asp.

A certificação da Cadeia de Custódia para produtos de base florestal no âmbito do SBAC possibilita o uso do Selo de Identificação da Conformidade do Cerflor e/ou da Logo PEFC em produtos, certificados e materiais publicitários.

A certificação do Manejo Florestal Sustentável no âmbito do SBAC possibilita o uso do Selo de Identificação da Conformidade do Cerflor e/ou da Logo PEFC em certificados e materiais publicitários.

A Logo CERFLOR é uma marca de uso próprio do Programa Brasileiro de Certificação Florestal gerenciada pelo Inmetro. Auxilia proprietários e gestores florestais, empresas, consumidores e outras partes interessadas na identificação e promoção de mercadorias e bens provenientes de florestas manejadas de forma sustentável.

Ela indica que a madeira, produtos não-madeireiros ou produtos de base florestal são provenientes de floresta com manejo florestal sustentável certificada CERFLOR e reconhecida pelo PEFC em nível internacional.

O CERFLOR e o PEFC devem proteger sua marca e garantir que seus selos ecológicos são usados com precisão e de forma verificável, e que todas as declarações associadas são relevantes e não enganosas.

O uso correto do símbolo em produtos e documentação associada, e em qualquer comunicação é essencial para proteger a credibilidade do INMETRO/CERFLOR e PEFC.

Licença para Uso da Logo CERFLOR

Para fazer uso do Selo em certificados, produtos e materiais publicitários, a empresa que possui a cadeia de custódia de um produto certificada deve requerer ao Inmetro a autorização para uso do Selo.

A manutenção da autorização para uso do Selo está vinculada à validade do certificado. No caso de suspensão ou cancelamento do certificado, a autorização para uso do Selo ficará sob a mesma condição.

    A solicitação deve ser encaminhada para: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro Diretoria de Avaliação da
    Conformidade - Dconf / Ascop : Assessoria de Controle de Pré Mercado
    E-mail: selos.dconf@inmetro.gov.br
    A/C de Rita Cazuza e Rogério Peres
    Endereço: Rua Santa Alexandrina 416 - 3º andar - Rio Comprido - CEP 20.261.232 - Rio de Janeiro - RJ

Após o recebimento da solicitação completa, a resposta será encaminhada em um prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos.

Uso no produto

A solicitação de uso do Selo em produto deve ser acompanhada dos seguintes documentos:

  • Carta em papel timbrado solicitando a licença de uso do Selo Cerflor.
  • Formulário de Solicitação de Autorização de Uso do Selo Cerflor, preenchido, assinado e carimbado.
  • Cópia do certificado emitido pela certificadora.

Após a análise e aprovação da documentação encaminhada, o solicitante receberá o número da licença, o kit da Logo para reprodução/impressão e 1 (uma) via do contrato assinado por ambas as partes.

Uso fora do produto

A solicitação de uso do Selo em materiais publicitários deve ser acompanhada das seguintes informações e documentos:

  • Nome completo do solicitante.
  • Nome e cargo do responsável a receber o ofício de resposta à solicitação.
  • Endereço completo do solicitante.
  • Solicitação de autorização, mencionando o produto certificado a Portaria Inmetro pertinente.
  • Cópia do certificado do produto.
  • Cópia da proposta do informe publicitário, nas cores originais.

Nas publicações de instruções ou de informações ao consumidor, referências sobre critérios ou características que não estão incluídas na ABNT NBR 14789 ou na ABNT NBR 15789 não podem ser associadas ao Selo do Cerflor ou serem feitas de forma a induzir o consumidor a crer que tais características estejam atestadas pelo Selo.

Selo de Identificação da Conformidade CERFLOR

O Selo identifica que o produto foi certificado, tendo sido avaliado quanto ao atendimento aos requisitos da base normativa do Cerflor, podendo ser usado em produtos, certificados e materiais publicitários. Os seguintes modelos de Selo podem ser utilizados:

Caso o conteúdo da matéria-prima reciclada seja verificado pela cadeia de custódia, a quantidade de matéria-prima reciclada deverá ser indicada em termos percentuais no símbolo Mobius loop, de acordo com a ABNT NBR ISO 14021.

Opções de Uso da Logo CERFLOR

Existem duas opções de uso do logo CERFLOR:

  • O uso do logo fisicamente em um produto certificado e em papéis, folhetos ou outros documentos relacionados com o produto ("on-product"); e
  • O uso do logotipo não associada a um produto, por exemplo, para fins promocionais ou educacionais ("off-product").

Uso da Logo CERFLOR no Produto - Declarações

Existem as seguintes opções de uso do logo CERFLOR no produto e declarações:

“Este produto (ou nome do produto) tem origem em florestas manejadas de forma sustentável, materiais reciclados e fontes controladas”¹

¹ Nos casos em que o produto inclui pelo menos 70% de matéria-prima certificada e a outra parte é oriunda de materiais reciclados e fontes controladas.

“Este produto (ou nome do produto) tem origem em florestas manejadas de forma sustentável e fontes controladas”²

²Nos casos em que o produto inclui pelo menos 70% de matéria-prima certificada e a outra parte é oriunda de fontes controladas, sem incluir matéria-prima reciclada.

“Este produto (ou nome do produto) tem origem em materiais reciclados e fontes controladas” ³

³ Nos casos em que o produto inclui pelo menos 70% de matéria-prima certificada reciclada e a outra parte é oriunda de fontes controladas.

Uso da Logo CERFLOR fora do Produto –Informações Adicionais

O Selo deve estar acompanhado da seguinte declaração: “Promovendo o manejo florestal sustentável”.

Regras de Uso da Logo PEFC

Estão disponibilizados os documentos originais sobre o Uso da Logo PEFC no endereço http://www.pefc.org/standards/logo-use

Modelo de Uso

O Logo PEFC é uma marca registrada global e de confiança. Auxilia proprietários e gestores florestais, empresas, consumidores e outras partes interessadas na identificação e promoção de mercadorias e bens provenientes de florestas manejadas de forma sustentável.

Eles indicam que a madeira, produtos não-madeireiros ou produtos à base de madeira são provenientes de floresta certificada PEFC.

O PEFC deve proteger sua marca e garantir que seus selos ecológicos são usados com precisão e de forma verificável, e que todas as declarações associadas são relevantes e não enganosas.

O uso correto do símbolo em produtos e documentação associada, e em qualquer comunicação é essencial para proteger a credibilidade do PEFC.

Licença para Uso da Logo PEFC

Todas as entidades, tanto certificadas e não-certificadas, são obrigadas a obter uma licença de uso da logo do Conselho do PEFC ou de um agente autorizado (por exemplo, os membros nacionais do PEFC ou iniciativas de promoção do PEFC, no caso do Brasil, do Inmetro/Cerflor) antes de usar a logo PEFC e rotular seus produtos.

Grupos de Usuários da Logo PEFC

A licença logo PEFC está disponível para quatro tipos de usuário diferentes:

  • Empresas com Certificação de Cadeia de Custódia (Grupo C de Usuário da Logo PEFC)
    São entidades ao longo da cadeia de valor dos produtos de base florestal, que tenham obtido certificação PEFC de Cadeia de Custódia.
  • Proprietários ou gestores florestais com Certificação de Manejo Florestal Sustentável (Grupo B de Usuário da Logo PEFC)
    São entidades que possuem / manejamflorestas que tenham obtido certificação PEFC reconhecido para o manejo florestal sustentável.
  • Entidades não certificadas (Grupo D de Usuário da Logo PEFC)
    São entidades que vendem produtos certificados, sem a exigência de obter a certificação PEFC e outros que se esforçam para promover e educar sobre a certificação PEFC.
  • Agentes Autorizados de Licenciamento (Grupo A de Usuário da Logo PEFC)
    Estas são entidades autorizadas a emitir licenças da logo PEFC em nome do Conselho do PEFC. No caso do Brasil o Inmetro/CERFLOR.
  • Os usuários por um Tempo
    Requisitos de licenciamento simplificados para entidades que utilizam a logo em uma única vez para fins ilustrativos ou educacionais (fora do produto apenas).

Opções de Uso da Logo PEFC

Existem duas opções de uso do logo PEFC:

  • O uso do logo fisicamente em um produto certificado e em papéis, folhetos ou outros documentos relacionados com o produto ("on-product"); e
  • O uso do logotipo não associada a um produto, por exemplo, para fins promocionais ou educacionais ("off-product").

Aviso importante: uso no produto “on-product” do logotipo está disponível apenas para as entidades certificadas. Qualquer uso do logo PEFC e selo de identificação da conformidade que se refere a - ou pode ser entendida como se referindo a - um produto específico certificado PEFC e/ou a origem da matéria-prima utilizada em sua produção é considerada de uso no produto “on-product”.

Selo de identificação da conformidade padrão

PEFC oferece dois selos de identificação da conformidade no produto e um selo fora do produto para:

Certificado PEFC:

    Modelo de Uso
  • pelo menos 70% de madeira proveniente de florestas certificadas PEFCque atende ou excede os requisitos de Benchmark de Sustentabilidade do PEFC e material reciclado; e
  • madeira de fontes controladas.

O conteúdo total de material reciclado não pode ser superior a 85%. Quando o produto não inclui material reciclado, a declaração do selo de identificação deve ser utilizada sem a palavra 'reciclado'.

Reciclado PEFC:

    Modelo de Uso
  • pelo menos 70% de material certificado PEFC proveniente de fontes recicladas; e
  • madeira de fontes controladas.

Promovendo o Manejo Florestal Sustentável:

    Modelo de Uso
  • Projetado para fins educacionais ou promocionais, este selo de identificação indica apoio ao manejo florestal sustentável e certificação PEFC.

Como gerar um Selo de identificação da conformidade?

As empresas e os proprietários florestais com uma Licença de Uso da Logo PEFC válida podem usar o PEFC LabelGenerator - Gerador de Selo PEFC para criar o selo de identificação da conformidade PEFC.As empresas que ainda não receberam detalhes de login para o Gerador de Selo PEFC deve contatar a organização nacional do PEFC, no caso do Brasil, o Inmetro/CERFLOR ou PEFC Internacional para obter mais informações.

As empresas certificadas que estão interessadas em usar o selo de identificação da conformidade PEFC, mas ainda não obtiveram uma licença são incentivados a contatar a organização nacional do PEFC, no caso do Brasil, o Inmetro/CERFLOR ou PEFC Internacional.

CPEFC Label Generator – Gerador de Selo de identificação da conformidade PEFC

As empresas e os proprietários florestais podem agora criar seus selos PEFC, de forma rápida e fácil, usando o Gerador de Selo/Rótulo PEFC

O PEFC Label Generator é uma ferramenta online de utilização fácil e intuitiva que permite criar de forma automática os selos de identificação da conformidade PEFC. Esta ferramenta oferece tudo o que precisa para colocar um selo PEFC em produtos ou em materiais promocionais. O Gerador de selo PEFC é completamente baseado em nuvem e permite que você baixe o selo de identificação da conformidade usando nenhum software adicional.

Modelo de Uso

O Gerador de Selos PEFC permite que você personalize o seu selo para atender às suas necessidades

  • Idioma: O selo de identificação está atualmente disponível em mais de 20 idiomas, eo número está crescendo;
  • Cor: Escolha de verde, preto e branco;
  • Aspecto: O selo pode ser criado com ou sem uma moldura;
  • Orientação: Retrato ou paisagem;
  • Alegação alternativa: O termo "Este produto é" pode ser personalizado e ser substituído com o nome do produto ou categoria (por exemplo, "Este é o papel higiênico", "Esta mesa é");
  • Selo de identificação de uma linha: o selo de uma linha representa a menor opção de selo possível. A sua utilização é aconselhável nos casos em que o uso do selo PEFC padrão prejudica a legibilidade;
  • Omissão de elementos opcionais: Nome do selo, alegação do selo e do site podem ser removidos, se eles são ilegíveis ou se sua aposição em um produto não é viável.

Como ter acesso ao Gerador de Selos PEFC:

Qualquer empresa que já obteve a licença de uso da Logo PEFC válida pode usar o Gerador de Selo PEFC. As empresas que ainda não receberam detalhes de login para o Gerador de Selo PEFC deve contatar a organização nacional do PEFC, no caso do Brasil o Cerflor/Inmetro ou PEFC Internacional para obter mais informações.

As empresas certificadas que estão interessados em usar o selo PEFC, mas ainda não obtiveram uma licença de uso da logo são incentivadas a contatar a organização nacional do PEFC, no caso do Brasil o Inmetro/Cerflor ou PEFC Internacional.

Como usar o Gerador de Selos PEFC:

A apresentação em power point fornece o passo a passo para você gerar seu próprio selo PEFC, após a obtenção da Licença de uso da marca PEFC http://pefc.org/certification-services/logo-use/pefc-label-generator.

Mais informações

 



Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY