Edição 14 - junho de 2018
3 perguntas para
Marcos Vinicius Machado

Como foi o processo de consolidação da base da RBMLQ-I no SGI?
Para que o Sistema de Gestão Integrada (SGI) pudesse ser implantado na RBMLQ-I, a partir de 2007, o Inmetro decidiu, naquele momento, por questões históricas e organizacionais, descentralizar as bases em cinco locais: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2015, a gestão do Instituto entendeu que seria necessário fazer o movimento para consolidação das bases.
Esse processo de consolidação da base da RBMLQ-I no SGI foi concluído no dia 17 de setembro. Para que obtivéssemossucesso no projeto, foi necessário demonstrar aos gestores que, por um lado, teríamos redução de custos em uma conjuntura de cortes orçamentários e, por outro, manteríamos com qualidade, segurança e desempenho o acesso ao SGI e sua base de dados.
Quais são os outros benefícios da consolidação?
Nós estimamos que, com a consolidação, haverá uma economia anual de aproximadamente R$ 800 mil. Além da economicidade com a redução dos custos operacionais, há os benefícios de centralização do controle e gestão, da minimização de riscos na gestão de contratos com diferentes perfis de prestadores de serviços e de aumento da eficiência.
Como é garantida a segurança dos dados?
A segurança dos dados é garantida por meio de uma política de backup e restore de dados em três níveis (local e em sites remotos), para recuperação de desastres em eventual sinistro, como também pelo uso de firewalls para controle do tráfego de dados do SGI.