Liderança feminina é tema de painel realizado no campus de Xerém
No final do último mês foi realizado, no campus do Inmetro em Xerém, o primeiro Painel sobre Liderança Feminina.
Promovido pela Diretoria de Administração e Finanças, o evento contou com a participação da gerente geral da Área de Suprimentos da Petrobras, a engenheira química Elza Kallas, que contou um pouco de sua trajetória profissional e os desafios de atuar em áreas majoritariamente masculinas. Até bem pouco tempo, Kallas era a gerente geral da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), sendo a primeira mulher a ocupar essa posição na Petrobras.
Quatro mulheres do Inmetro também compartilharam suas experiências no exercício da liderança: a ouvidora, Marcia A. Almeida; a coordenadora-geral de Infraestrutura, Cristiane Mac Cormick; a pesquisadora Janaína Marques Caixeiro e a servidora e ex-diretora de Avaliação da Conformidade, Annalina Camboim. O debate foi mediado pela analista da Divisão de Comunicação Social (Dicom), Juliana Coutinho, e o diretor de Administração e Finanças, Alex Assis, realizou a abertura do evento. Saiba mais.
PELO BRASIL
Ipem-MG participa do 16º Encontro sobre Consumo e Regulação no Procon-MG
A convite do Procon-MG, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participou do 16º Encontro sobre Consumo e Regulação no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte. Durante a palestra, o diretor-geral do Instituto, Fernando Sette, explicou as atividades que são executadas pelo órgão para a segurança do consumidor e
do empreendedor.
Segundo o diretor-geral, é preciso deixar claro que o Ipem-MG não é um órgão de defesa do consumidor. “O Ipem é um órgão regulador das atividades metrológicas e de avalição da conformidade com vista para o desenvolvimento econômico e social, protegendo e conferindo equilíbrio à livre concorrência e, consequentemente, promovendo a proteção do consumidor”, afirmou.
O diretor-geral aproveitou a oportunidade e propôs realizar uma parceria entre o Ipem-MG e os Procons Municipais, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. De acordo com Sette, o objetivo da parceria é que os Procon’s auxiliem o Ipem-MG em alguns tipos de fiscalizações, já que entendem melhor as demandas dos consumidores onde estão inseridos, pois a população recorre primeiramente a eles quando lesada.
Ipem-ES organiza 1º Encontro Estadual de GNV em 2018
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizou, no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o 1º Encontro Técnico de Instaladores de GNV. O evento reuniu empresas que prestam serviços de instalação de sistemas de gás natural veicular em veículos rodoviários automotores e os organismos de inspeção de segurança veicular. O encontro teve a participação de nove das 13 empresas que fornecem serviços com o registro ativo.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) também participou do encontro, esclarecendo procedimentos referentes às alterações de características de veículos da frota do Estado do Espírito Santo.
Na ocasião, o Ipem-ES orientou e alinhou os procedimentos necessários para a realização dos serviços de inspeção e manutenção, transmitiu informações referentes aos processos de verificação de acompanhamento e fiscalização realizados pelo Instituto e esclareceu dúvidas sobre as portarias do Inmetro referentes a esses serviços.
AGENDA
SERVIÇOS
X ENOAC e Dia Mundial da Acreditação
Entre os dias 17 a 20 de julho de 2018, será realizado o 10º ENOAC - Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade e a comemoração do Dia Mundial da Acreditação. O evento acontece no Centro de Convenções da Firjan, na Avenida Graça Aranha, nº1, 2º andar, no Centro do Rio. Confira a programação:
17 de julho - Conferência com Organismos de Inspeção.
18 de julho - Dia Mundial da Acreditação.
19 de julho - Conferência com Laboratórios de Ensaio e Calibração, Produtores de Materiais de Referência e Provedores de Ensaios de Proficiência
20 de julho - Conferência com Organismos de Certificação
Período eleitoral: saiba o que muda na divulgação de programas e ações
O período eleitoral começa no dia 7 de julho e termina no dia 7 de outubro, podendo se estender até 28 de outubro, em caso de eventual segundo turno. Neste período, há diversas restrições para ações de comunicação e de publicidade.
Fica vedada, por exemplo, a veiculação ou exibição de notícias dos órgãos e entidades em suas propriedades digitais (site, redes sociais e outros dispositivos), bem como o uso da marca do Governo Federal.
Acesse, na intranet, a apresentação sobre publicidade e ações de comunicação sujeitas ao controle da legislação em ano eleitoral. Para saber mais, veja a IN nº01/2018 e o FAQ organizado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).