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Página InicialInformações ao ConsumidorProdutos Analisados Manteiga e Margarina - Teor de Gordura e Colesterol em Alimentos - 7º Parte
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.: Manteiga e Margarina - Teor de Gordura e Colesterol em Alimentos - 7º Parte :.

Objetivo
Justificativa
Metodologia Utilizada
Laboratório Responsável Pelos Ensaios
Tipos de Produtos Alimentícios Analisados
Informações das Marcas Analisadas
Ensaios Realizados
Conclusões

1. Objetivo

Tendo em vista a missão do Inmetro, quanto aos aspectos relacionados à qualidade no país, não só junto ao setor produtivo mas, à sociedade como um todo, entende-se que a melhoria dos hábitos alimentares é um importante fator para a qualidade de vida da população.

Nesse sentido, aproveitando o fato do Programa de Análise de Produtos, da Divisão de Educação para Qualidade, divulgar periodicamente resultados de análises de produtos e serviços, decidimos, em parceria com o Hospital de Cardiologia de Laranjeiras, efetuar análises comparativas dos teores de colesterol e gordura saturada presentes nas carnes preparadas de diferentes maneiras, embutidos, leite e em seus derivados, entre outros alimentos. Dessa forma, garantimos que os objetivos do Programa, no que diz respeito à educação dos consumidores, sejam atingidos, contribuindo para que façam melhores escolhas, tornando-os mais conscientes de seus direitos e responsabilidades.

Dada a grande quantidade de informações geradas nessa análise, dividimos a apresentação dos resultados em diferentes relatórios. Nos relatórios anteriores constam os resultados obtidos em carne bovina, suína, peixe, ave, crustáceo, óleos de cozinha, ovos, leites, queijos e embutidos (linguiça e salsicha). Nesse relatório são apresentados os resultados obtidos nas análises de margarina e manteiga.

2. Justificativa

Ver 1º Relatório sobre análise do teor de gorduras e colesterol em alimentos.

3. Metodologia Utilizada

·Lipídios Totais – Folch J. Lees, M. & Stanley, G. H. S. A simple method for the isolation and perification of total lipíds from animal tissues. The Journal of biological Chemistry, Bethesda, maryland, 226:497-509. 1957.

Colesterol: Bragagnolo, N. & Rodriguez-Amaya, D. B. Avaliação comparativa de três métodos para determinação de colesterol em gema de ovo. Arq. Biol. Tecnol. 36(2):237-251. 1993. (modificado).

Composição de Ácidos Graxos: Firestone, D., Official Merthods and Recommended Practices Of The American Oil Chemists Society, AOACS, 5 th, Ed., vol I-II, Champaign, 1998 (Método 1- 62).

4. Laboratório Responsável pelos Ensaios

Ver 1º Relatório sobre análise do teor de gorduras e colesterol em alimentos.

5. Tipos de Produtos Alimentícios Analisados

Manteiga: Foram analisadas 5 diferentes marcas.

Margarina: Foram analisadas 5 diferentes marcas.

O resultado dos produtos acima é a média das marcas analisadas.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.

  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.

  • Uma última razão diz respeito ao fato de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

 

6. Ensaios Realizados

Os valores de colesterol, gordura saturada e gordura insaturada, descriminado no gráfico a seguir, referem-se às médias dos valores encontrados nas marcas analisadas de cada tipo de embutido.

O colesterol é uma substância produzida pelo próprio organismo, principalmente no fígado, e está presente em várias partes do corpo, sendo abundante no líquido biliar. O corpo humano precisa dele para desempenhar uma série de funções: faz parte da constituição da membrana que reveste as células dos tecidos e constitui matéria-prima para a fabricação de ácidos biliares, hormônios e vitamina D. Portanto, ninguém pode viver sem colesterol.

Os problemas começam quando as pessoas apresentam excesso de colesterol no sangue. Alimentos ricos em gorduras saturadas podem também elevar a taxa de colesterol, porque o fígado as transforma em colesterol. Uma alimentação muito rica em gorduras saturadas faz com que o colesterol excedente se deposite nas paredes das artérias, que ficam mais estreitas e impedem o sangue de chegar ao cérebro. Esse bloqueio causa uma doença chamada arteriosclerose, que é a principal causa de morte por problemas cardíacos e circulatórios.

 

7. Conclusões

De acordo com os resultados do gráfico, podemos concluir que:

As manteigas tiveram altos teores de colesterol e gordura saturada. A média de consumo diário desse produto, é de 20g, o que representa, em valores, metade do que podemos consumir de gordura saturada diariamente.

A margarina obteve, na média, menos da metade do valor de gordura saturada das manteigas, o que indica um vantagem para quem possui problemas com alta taxa de colesterol. Uma outra vantagem, é que, por ser um produto de origem vegetal, a margarina não tem colesterol.

O consumidor pode encontrar entre as margarinas, marcas com diferentes teores de gorduras. Todas as marcas analisadas indicavam em seu rótulo, pelo menos, o valor da gordura total presente (gordura saturada + gordura insaturada), o que representa uma orientação para o consumidor na hora da compra. Outras marcas indicavam além do valor da gordura total, o valor da gordura saturada e insaturada, dando, com isso, uma informação mais completa sobre a composição do seu produto.


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