.: Rolos de Papel Higiênico
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Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Metodologia da Análise
Responsáveis pelas Medições
Informações sobre as Marcas Analisadas
Resultado das Análises
Comentários
Divulgação
Resumo da Análise
Em 25/05/97, foi concluída análise em ROLOS
DE PAPEL HIGIÊNICO em várias das marcas existentes, coletadas em
9 estados do país, Bahia, Piauí, Espirito Santo, Pará, Paraíba,
Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. De cada
marca, foi analisada a conformidade segundo as dimensões (comprimento
e largura) exigidas pela legislação em vigor.
Normas e Documentos de Referência
Foi verificada a conformidade metrológica
das amostras em relação à Portaria 237/93 do Inmetro, que estabelece
padrões dimensionais para os rolos de papel higiênico.
Essa Portaria, do ano de 1993, estabelece
que o acondicionamento de papel higiênico em rolos deve ser feito
em valores nominais múltiplos de 10m, a partir de 20m, para o comprimento,
e largura mínima de 10cm e, a tolerância para medida de comprimento
será de 2% (dois por cento) do valor nominal indicado. Esta tolerância
(2% do valor nominal indicado) foi estendida para o critério de
largura de acordo com o ofício circular 055/96 do Inmetro.
Metodologia da Análise
Foram realizadas, de acordo com a Portaria
aplicável, verificações metrológicas em conjuntos de 20 a 30 amostras
de cada uma das 35 marcas coletadas nos estados supracitados.
Em relação ao comprimento, é avaliada a
média de cada conjunto de 20/30 amostras, para a marca ser considerada
conforme é necessário que a média fique acima de 39,8m; já, em relação
a largura, a análise é feita de forma individual, portanto para
o produto ser considerado conforme neste item é necessário que todas
as amostras fiquem acima de 9,8cm.
O produto somente é considerado conforme
quando atende, de forma simultânea, os critérios de comprimento
e largura.
Responsáveis pelas Medições
As medições foram feitas sob orientação
do Inmetro, por técnicos especializados do IPEM, em cada estado,
onde foram coletadas as amostras para a verificação metrológica.
Estes órgãos são os responsáveis pela fiscalização regular nas diversas
marcas do produto existentes no mercado.
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Resultado das Análises
Estados
|
N° de Marcas Analisadas
|
N° de Marcas Conformes
|
N° de Marcas Não-Conformes
|
Não-Conformidade Encontrada
(n° de marcas)
|
larg.
|
comp.
|
SP
|
14
|
8
|
6
|
4
|
2
|
RJ
|
6
|
6
|
-
|
-
|
-
|
BA
|
4
|
4
|
-
|
-
|
-
|
ES
|
3
|
3
|
-
|
-
|
-
|
PA
|
3
|
3
|
-
|
-
|
-
|
PI
|
2
|
2
|
-
|
-
|
-
|
GO
|
8
|
8
|
-
|
-
|
-
|
PR
|
12
|
9
|
3
|
2
|
1
|
RN
|
5
|
5
|
-
|
-
|
-
|
Comentários
Cabe ressaltar que, de acordo com o procedimento
legal em vigência, todos os fabricantes das marcas apreendidas foram
convidados, pelos IPEMs estaduais, a acompanhar a verificação metrológica
nas amostras coletadas.
Foram analisadas 35 marcas em vários estados,
sendo que 8 marcas foram reprovadas. Dos produtos reprovados, destacou-se
uma marca, encontrada nos pontos de venda dos estados de São Paulo
e do Paraná, que teve amostras reprovadas nos quesitos largura e
comprimento (- 3,71 m) no estado de São Paulo e, no quesito comprimento
(- 8,16 m), no estado do Paraná.
A constatação da não-conformidade dimensional
acarreta, ao fabricante da marca reprovada, desde autuação, multa
e apreensão, do lote da respectiva marca onde foi constatada a não-conformidade,
até a interdição da fabricação do produto. As penalidades são efetuadas,
de acordo com os procedimentos legais, pelos respectivos IPEMs estaduais,
onde ocorreram as verificações.
Divulgação
Data |
Ação |
18/07/1999
|
Divulgação no Programa Fantástico da
Rede Globo de Televisão
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