.: Rolos de Papel Higiênico :. Resumo da Análise Resumo da AnáliseEm 25/05/97, foi concluída análise em ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO em várias das marcas existentes, coletadas em 9 estados do país, Bahia, Piauí, Espirito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. De cada marca, foi analisada a conformidade segundo as dimensões (comprimento e largura) exigidas pela legislação em vigor. Normas e Documentos de ReferênciaFoi verificada a conformidade metrológica das amostras em relação à Portaria 237/93 do Inmetro, que estabelece padrões dimensionais para os rolos de papel higiênico. Essa Portaria, do ano de 1993, estabelece que o acondicionamento de papel higiênico em rolos deve ser feito em valores nominais múltiplos de 10m, a partir de 20m, para o comprimento, e largura mínima de 10cm e, a tolerância para medida de comprimento será de 2% (dois por cento) do valor nominal indicado. Esta tolerância (2% do valor nominal indicado) foi estendida para o critério de largura de acordo com o ofício circular 055/96 do Inmetro. Metodologia da AnáliseForam realizadas, de acordo com a Portaria aplicável, verificações metrológicas em conjuntos de 20 a 30 amostras de cada uma das 35 marcas coletadas nos estados supracitados. Em relação ao comprimento, é avaliada a média de cada conjunto de 20/30 amostras, para a marca ser considerada conforme é necessário que a média fique acima de 39,8m; já, em relação a largura, a análise é feita de forma individual, portanto para o produto ser considerado conforme neste item é necessário que todas as amostras fiquem acima de 9,8cm. O produto somente é considerado conforme quando atende, de forma simultânea, os critérios de comprimento e largura. Responsáveis pelas MediçõesAs medições foram feitas sob orientação do Inmetro, por técnicos especializados do IPEM, em cada estado, onde foram coletadas as amostras para a verificação metrológica. Estes órgãos são os responsáveis pela fiscalização regular nas diversas marcas do produto existentes no mercado. Informações das Marcas AnalisadasCom relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
Resultado das Análises
ComentáriosCabe ressaltar que, de acordo com o procedimento legal em vigência, todos os fabricantes das marcas apreendidas foram convidados, pelos IPEMs estaduais, a acompanhar a verificação metrológica nas amostras coletadas. Foram analisadas 35 marcas em vários estados, sendo que 8 marcas foram reprovadas. Dos produtos reprovados, destacou-se uma marca, encontrada nos pontos de venda dos estados de São Paulo e do Paraná, que teve amostras reprovadas nos quesitos largura e comprimento (- 3,71 m) no estado de São Paulo e, no quesito comprimento (- 8,16 m), no estado do Paraná. A constatação da não-conformidade dimensional acarreta, ao fabricante da marca reprovada, desde autuação, multa e apreensão, do lote da respectiva marca onde foi constatada a não-conformidade, até a interdição da fabricação do produto. As penalidades são efetuadas, de acordo com os procedimentos legais, pelos respectivos IPEMs estaduais, onde ocorreram as verificações. Divulgação
|