.: Freezeres de Supermercado
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Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Metodologia da Análise
Laboratórios
Resultado das Análises
Informações sobre as Marcas Analisadas
Conseqüências
Resumo da Análise
Em 13/11/96, foi concluída análise em freezeres
horizontais fechados (com tampa) e abertos (sem tampa), que armazenam
produtos congelados, como, frango, hamburger e comida pronta.
Foram definidas seis capitais, Porto Alegre,
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife e de cada
capital foram escolhidas 3 redes de supermercados e de cada rede
de supermercado fez-se medições em 2 lojas.
Os resultados mostraram que, em 61% dos
freezeres analisados, as temperaturas não estavam de acordo com a
Resolução dos Ministérios da Agricultura e da Saúde. Essa Resolução
determina que a temperatura mínima deve ser -8°C.
Normas e Documentos de Referência
Resolução CISA n° 10, de 31 de julho de
1984. Resolução conjunta dos Ministérios da Saúde e da Agricultura.
Metodologia da Análise
A Resolução CISA n° 10 estabelece que os
produtos congelados devem ser oferecidos, ao consumidor, a temperatura
de, pelo menos, -8°C, ou seja, a temperatura deve ser -8°C, -9°C,
-10°C, etc. Temperaturas acima de -8°C (-7°C, -6°C, -5°C, etc.)
caracterizam uma não conformidade em relação a Resolução.
As medições foram feitas por técnicos especializados
do INT- Instituto Nacional de Tecnologia e dos Institutos de Pesos
e Medidas (IPEMs) das capitais selecionadas, que seguiram orientações
do Inmetro.
Nas medições foram utilizados três termômetros
digitais, com precisão de 0,1°C. É importante ressaltar que esses
termômetros foram calibrados pelo Inmetro.
Foram analisados freezeres horizontais abertos
(sem tampa), que normalmente armazenam frango e hambúrguer, e freezeres
verticais fechados, que normalmente armazenam comida pronta.
Devido ao comprimento dos freezeres horizontais
abertos, foram realizadas medições em três pontos, nos dois extremos
e no meio, tendo sido adotado que um ponto medido do freezer apresentando
uma temperatura inadequada, representa a reprovação do mesmo.
Procurou-se ainda comparar as medições obtidas
pelos técnicos, utilizando os termômetros calibrados, com as temperaturas
indicadas pelos termômetros existentes nos freezeres, objetivando
analisar a confiabilidade destes últimos. A questão é: até que ponto
é válido orientar o consumidor no sentido de verificar a temperatura
do freezer no ato da compra?
Laboratórios
As medições foram realizadas, sob orientação
do Inmetro, por técnicos especializados do Inmetro e dos Institutos
de Pesos e Medidas - IPEMs, dos Estados onde estão localizados os
freezeres analisados.
Resultado das Análises
Os resultados mostraram que, em 61% dos
freezeres analisados, as temperaturas não estavam de acordo com a
Resolução dos Ministérios da Agricultura e da Saúde. Essa Resolução
determina que a temperatura mínima deve ser -8°C.
O índice de reprovação por capital foi o
seguinte:
Brasília 52%, Porto Alegre 79%,
Recife 33%, Rio de Janeiro 65%, Salvador 62%
e São Paulo 68%.
Foi verificado que os freezeres com tampa,
tiveram um desempenho melhor. Somente 21%, foram reprovados, enquanto
os freezeres aberto tiveram um índice de reprovação de 76%.
Importantes constatações podem ser destacadas:
- Em geral os supermercados desconhecem
a exigência da regulamentação, no sentido de manter os alimentos
congelados à pelo menos -8°C.
Os termômetros dos freezeres de supermercados
não são periodicamente calibrados pois, em muitos casos, as temperaturas
indicadas foram significativamente diferentes das marcadas pelos
termômetros calibrados, usados pelo Inmetro.
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Conseqüências
DATA
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AÇÕES
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24/11/1996
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Divulgação no Programa Fantástico da
Rede Globo de Televisão
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16/12/1996
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Reunião com representantes do setor industrial de
congelados, dos supermercados e de freezeres e do Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC para definir medidas
de melhoria para o setor.
Prinicipais Definições: Calibração
periódica dos termômetros dos freezeres
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