.: Azeite de Oliva :.
Objetivo
Justificativa
Normas e Documentos de Referência
Marcas Analisadas
Laboratório Responsável pelos
Ensaios
Ensaios Realizados e Resultados
Obtidos
Divulgação
Objetivo
A apresentação dos resultados
obtidos nos ensaios realizados em azeite de oliva é parte
integrante dos trabalhos do Programa de Análise de Produtos desenvolvido
pelo Inmetro com os seguintes objetivos:
- prover mecanismos para que o Inmetro
mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação
dos produtos aos Regulamentos e Normas Técnicas, contribuindo
para que ele faça escolhas melhor fundamentadas, tornando-o
mais consciente de seus direitos e responsabilidades;
- fornecer subsídios para a indústria
nacional melhorar continuamente a qualidade de seus produtos;
- diferenciar os produtos disponíveis
no mercado nacional em relação à sua qualidade, tornando a concorrência
mais equalizada;
- tornar o consumidor parte efetiva deste
processo de melhoria da qualidade da indústria nacional.
Deve ser destacado que estes
ensaios não se destinam a aprovar marcas ou modelos de produtos.
O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações
contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência do
setor em termos de qualidade, em um determinado tempo. A partir
dos resultados obtidos, são definidas as medidas necessárias para
que o consumidor tenha, à sua disposição no mercado, produtos adequados
às suas necessidades.
Justificativa
Azeite de oliva é o produto
obtido através do processamento do fruto das oliveiras, a azeitona,
sendo que, para ser denominado como azeite de oliva o produto
não pode apresentar mistura com qualquer outro tipo de óleo.
São vários fatores que influenciam
a qualidade do azeite de oliva, mas os principais são:
- variedade da azeitona;
- condições climáticas;
- tipo de solo;
- práticas do cultivo;
- estado de maturação do fruto;
- acidez;
- tempo de processamento das azeitonas
após a colheita.
Por ser o azeite de oliva
um produto que vem tendo o seu consumo aumentado nos últimos anos,
e para atender a solicitação de consumidores que entraram em contado
diretamente com o Inmetro, o Programa de Análise de Produtos decidiu
realizar uma análise nas diversas marcas de azeite existentes no
mercado, com o objetivo de verificar se estes estão de acordo com
a legislação em vigor.
Normas e Documentos de Referência
Resolução n.º 22/77 -
CNPA, do Ministério da Saúde
Marcas Analisadas
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a INTERNET ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Laboratório Responsável pelos Ensaios
Os ensaios foram realizados
nos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Estado
de Saúde de São Paulo, Laboratório Oficial da Agência Nacional de
Saúde, no estado de São Paulo.
Ensaios Realizados e Resultados Obtidos
Ensaios
Realizados
Os ensaios realizados verificam
a pureza do azeite de oliva das marcas analisadas, ou seja, se todas
as marcas contém, apenas, óleo de oliva. A tabela a seguir apresenta
os resultados obtidos.
MARCA
|
ENSAIOS REALIZADOS
|
Acidez
|
Índice dePeróxido
|
Índice de Iodo
|
Índice de Refração Absoluto
|
Cromatrografia Gasosa
|
Máximo
3,3 %
|
Máximo
20 meq/Kg
|
Entre
75-90
|
Entre
1,4601-1,4629
|
Ácidos graxos característicos
|
A
|
0,41
|
16
|
84
|
1,4629
|
Apresentou
|
B
|
1,23
|
10
|
84
|
1,4627
|
Apresentou
|
C
|
0,88
|
11
|
81
|
1,4627
|
Apresentou
|
D
|
0,68
|
12
|
84
|
1,4629
|
Apresentou
|
E
|
1,03
|
10
|
81
|
1,4628
|
Apresentou
|
F
|
0,26
|
6
|
83
|
1,4629
|
Apresentou
|
G
|
0,92
|
9
|
84
|
1,4625
|
Apresentou
|
H
|
0,72
|
9
|
82
|
1,4629
|
Apresentou
|
I
|
0,28
|
0,3
|
125
|
1,4671
|
Não apresentou
|
J
|
0,48
|
8
|
84
|
1,4627
|
Apresentou
|
K
|
1,35
|
15
|
81
|
1,4626
|
Apresentou
|
L
|
0,50
|
9
|
82
|
1,4629
|
Apresentou
|
M
|
0,33
|
8
|
80
|
1,4620
|
Apresentou
|
N
|
0,89
|
10
|
83
|
1,4628
|
Apresentou
|
O
|
0,21
|
0,1
|
126
|
1,4674
|
Não apresentou
|
P
|
0,88
|
12
|
83
|
1,4626
|
Apresentou
|
Q
|
0,47
|
8
|
82
|
1,4626
|
Apresentou
|
R
|
1,05
|
9
|
79
|
1,4631
|
Apresentou
|
S
|
0,55
|
12
|
84
|
1,4629
|
Apresentou
|
T
|
1,18
|
13
|
94
|
1,4641
|
Não apresentou
|
Três das marcas analisadas apresentaram resultados indicativos que
o produto não contém somente óleo de oliva, sendo consideradas não
conformes neste ensaio.
Resultado
Final
Das 20 (vinte) marcas de
azeite analisadas, 3 (três) foram consideradas não conformes, por
apresentarem problemas de pureza, o que denota que há problemas
de qualidade no setor.
Três das marcas analisadas
apresentaram resultados que indicam que os produtos não possuem
somente óleo de oliva. Estes resultados denotam que houve adição
de outro tipo de óleo vegetal ao azeite. Portanto, estas marcas
não podem ser consideradas azeite de oliva.
O Inmetro encaminhará todos
os resultados obtidos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária
- Ministério da Saúde, órgão responsável pela regulamentação e fiscalização
de azeite de oliva para que sejam tomadas as medidas cabíveis em
relação às marcas adulteradas.
Divulgação
data
|
ações
|
30/04/2000
|
Divulgação no Programa
Fantástico Rede Globo de Televisão
|
Veja Também:
Azeite
de Oliva II
|