.: Azeite de Oliva :.

Objetivo
Justificativa
Normas e Documentos de Referência
Marcas Analisadas
Laboratório Responsável pelos Ensaios
Ensaios Realizados e Resultados Obtidos
Divulgação


Objetivo

A apresentação dos resultados obtidos nos ensaios realizados em azeite de oliva é parte integrante dos trabalhos do Programa de Análise de Produtos desenvolvido pelo Inmetro com os seguintes objetivos:

    1. prover mecanismos para que o Inmetro mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação dos produtos aos Regulamentos e Normas Técnicas, contribuindo para que ele faça escolhas melhor fundamentadas, tornando-o mais consciente de seus direitos e responsabilidades;
    2. fornecer subsídios para a indústria nacional melhorar continuamente a qualidade de seus produtos;
    3. diferenciar os produtos disponíveis no mercado nacional em relação à sua qualidade, tornando a concorrência mais equalizada;
    4. tornar o consumidor parte efetiva deste processo de melhoria da qualidade da indústria nacional.

Deve ser destacado que estes ensaios não se destinam a aprovar marcas ou modelos de produtos. O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência do setor em termos de qualidade, em um determinado tempo. A partir dos resultados obtidos, são definidas as medidas necessárias para que o consumidor tenha, à sua disposição no mercado, produtos adequados às suas necessidades.

Justificativa

Azeite de oliva é o produto obtido através do processamento do fruto das oliveiras, a azeitona, sendo que, para ser denominado como azeite de oliva o produto não pode apresentar mistura com qualquer outro tipo de óleo.

São vários fatores que influenciam a qualidade do azeite de oliva, mas os principais são:

  • variedade da azeitona;
  • condições climáticas;
  • tipo de solo;
  • práticas do cultivo;
  • estado de maturação do fruto;
  • acidez;
  • tempo de processamento das azeitonas após a colheita.

Por ser o azeite de oliva um produto que vem tendo o seu consumo aumentado nos últimos anos, e para atender a solicitação de consumidores que entraram em contado diretamente com o Inmetro, o Programa de Análise de Produtos decidiu realizar uma análise nas diversas marcas de azeite existentes no mercado, com o objetivo de verificar se estes estão de acordo com a legislação em vigor.

Normas e Documentos de Referência

Resolução n.º 22/77 - CNPA, do Ministério da Saúde

Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.
  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.
  • Uma última razão diz respeito ao fato de a INTERNET ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

Laboratório Responsável pelos Ensaios

Os ensaios foram realizados nos laboratórios do Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Laboratório Oficial da Agência Nacional de Saúde, no estado de São Paulo.

Ensaios Realizados e Resultados Obtidos

Ensaios Realizados

Os ensaios realizados verificam a pureza do azeite de oliva das marcas analisadas, ou seja, se todas as marcas contém, apenas, óleo de oliva. A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos.

MARCA

ENSAIOS REALIZADOS

Acidez

Índice dePeróxido

Índice de Iodo

Índice de Refração Absoluto

Cromatrografia Gasosa

Máximo
3,3 %

Máximo
20 meq/Kg

Entre
75-90

Entre
1,4601-1,4629

Ácidos graxos característicos

A

0,41

16

84

1,4629

Apresentou

B

1,23

10

84

1,4627

Apresentou

C

0,88

11

81

1,4627

Apresentou

D

0,68

12

84

1,4629

Apresentou

E

1,03

10

81

1,4628

Apresentou

F

0,26

6

83

1,4629

Apresentou

G

0,92

9

84

1,4625

Apresentou

H

0,72

9

82

1,4629

Apresentou

I

0,28

0,3

125

1,4671

Não apresentou

J

0,48

8

84

1,4627

Apresentou

K

1,35

15

81

1,4626

Apresentou

L

0,50

9

82

1,4629

Apresentou

M

0,33

8

80

1,4620

Apresentou

N

0,89

10

83

1,4628

Apresentou

O

0,21

0,1

126

1,4674

Não apresentou

P

0,88

12

83

1,4626

Apresentou

Q

0,47

8

82

1,4626

Apresentou

R

1,05

9

79

1,4631

Apresentou

S

0,55

12

84

1,4629

Apresentou

T

1,18

13

94

1,4641

Não apresentou


Três das marcas analisadas apresentaram resultados indicativos que o produto não contém somente óleo de oliva, sendo consideradas não conformes neste ensaio.

Resultado Final

Das 20 (vinte) marcas de azeite analisadas, 3 (três) foram consideradas não conformes, por apresentarem problemas de pureza, o que denota que há problemas de qualidade no setor.

Três das marcas analisadas apresentaram resultados que indicam que os produtos não possuem somente óleo de oliva. Estes resultados denotam que houve adição de outro tipo de óleo vegetal ao azeite. Portanto, estas marcas não podem ser consideradas azeite de oliva.

O Inmetro encaminhará todos os resultados obtidos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Ministério da Saúde, órgão responsável pela regulamentação e fiscalização de azeite de oliva para que sejam tomadas as medidas cabíveis em relação às marcas adulteradas.

Divulgação

data

ações

30/04/2000

Divulgação no Programa Fantástico – Rede Globo de Televisão

Veja Também:

Azeite de Oliva II