.: Programa de Análise de Produtos
:.
Com
o objetivo de criar consumidores conscientes, capacitados a tomarem
acertadas decisões de compra, inserindo-os no processo de melhoria
da qualidade no país, e fornecer subsídios à indústria para a melhoria
contínua da qualidade, é que desde 1996, o Inmetro desenvolve o
Programa de Análise de Produtos, executado de acordo com o procedimento
estabelecido com base no ISO Guide 46-1985 "Comparative
Testing of Consumer Products and Related Services General
Principles", recomendação internacional para a realização deste
tipo de avaliação.
O produto a ser analisado é escolhido com
base em reclamações recebidas através do DPDC
(Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), de organismos
públicos ou de entidades civis de defesa do consumidor, pela imprensa,
solicitações dos próprios setores produtivos, e, como vem acontecendo
freqüentemente, feitas diretamente ao Inmetro e seus órgãos delegados
nos Estados, os IPEMS (Instituto de Pesos e Medidas).
A prioridade é dada às
questões que envolvem segurança, saúde e proteção ao meio ambiente,
e a produtos que são usados com freqüência por vários cidadãos.
Após escolhido, uma pesquisa
verifica quais as normas e regulamentos que o produto deve atender
e quais laboratórios estão capacitados a realizar os ensaios previstos
na regulamentação. Esses laboratórios, preferencialmente, devem
ser credenciados pelo Inmetro, na Rede Brasileira de Laboratórios
de Ensaio.
Os órgãos responsáveis pela regulamentação
e fiscalização do produto são informados da análise e convidados
a participar fornecendo contribuições para definição da metodologia
e na avaliação dos resultados obtidos. No caso de produto pertencente
à área alimentícia, são contatados a Agência
Nacional de Vigilância Sanitária do
Ministério da Saúde, e a Secretaria
de Defesa Agropecuária do Ministério
da Agricultura e do Abastecimento.
Cabe ressaltar que, no caso
de existência de uma associação que congregue os fabricantes do
setor do produto selecionado, esta é convidada a participar do processo
de definição da metodologia a ser utilizada durante a análise. Portanto,
os fabricantes não são surpreendidos.
Como o programa procura
identificar a tendência em termos de qualidade, não são analisadas,
necessariamente, todas as marcas disponíveis no mercado. A escolha
das marcas é feita através de ampla pesquisa mercadológica de âmbito
nacional, em que identificamos as mais vendidas em cada região do
país e se existem marcas importadas que serão necessariamente incluídas
entre as serem analisadas.
As marcas selecionadas são
compradas nos pontos de venda, simulando o comportamento de um consumidor
comum. Após a análise, o laboratório emite um laudo que é encaminhado
a cada um dos fabricantes que teve produtos analisados, dando um
prazo para que se posicionem.
Esclarecidas as dúvidas
dos fabricantes, o resultado do ensaio é consolidado num relatório
amplamente divulgado através da mídia. Só o Fantástico, programa
da Rede Globo de Televisão, veiculou, nos últimos cinco anos, mais
de sete horas de matérias nesse sentido.
Algumas revistas, ligadas à qualidade e
à defesa do consumidor, e outros veículos da mídia divulgam periodicamente
os resultados do Programa de Análise.
Mas o trabalho não se encerra com a divulgação.
Após esta etapa, reuniões são realizadas com os fabricantes, entidades
representativas de consumidores e organismos governamentais, procurando
definir medidas que levem à melhoria da qualidade do setor.
Cabe ressaltar que os resultados gerados
pelo Programa de Análise de Produtos refletem a conformidade da
amostra analisada num determinado período, o que significa que podem
ficar desatualizados em pouco tempo. Por esse motivo, as informações
sobre as marcas analisadas pelo Programa de Análise de Produtos
permanecem em nosso site por apenas 90 dias.
Após esse período, caso você esteja interessado nessas informações, consciente de que os resultados não representam necessariamente mais a realidade do mercado, envie um e-mail para ouvidoria@inmetro.gov.br, com nome e telefone, explicando o motivo por estar requisitando esse material.
Veja Também:
Produtos
Analisados
|