Agência Estadual de Metrologia verifica taxímetros nos municípios de Corumbá e Ladário
Técnicos da Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), realizaram de 24 a 27 de julho a verificação dos taxímetros instalados nos táxis dos municípios de Corumbá e Ladário.
A verificação dos técnicos da AEM-MS foi realizada num determinado percurso com uma distância já definida pela legislação do Inmetro. O objetivo é verificar se o registro do valor da corrida está de acordo com a distância percorrida. Além disso, verifica-se o aro do pneu, certificado de verificação referente ao exercício anterior e documentação do veículo.
Em Corumbá foram verificados 80 taxímetros, sendo 15 deles reprovados (com display queimado e/ou mal estado de conservação). No município de Ladário foram verificados 5 taxímetros, sendo 4 deles reprovados. Como existe mecânico autorizado na região para fazer os devidos reparos, os equipamentos passaram por manutenção, foram novamente verificados pelos técnicos da AEM-MS, e aprovados. Ao menos 7 motoristas de táxi em Ladário não compareceram para a vistoria, sem justificativa, e receberão notificação de autuação.
Aos usuários de táxi, a AEM-MS recomenda que, ao entrar no veículo, seja verificado se o taxímetro está lacrado; se existe o selo de verificação subsequente do Inmetro; se o taxímetro está instalado em local visível e sem empecilhos que possam atrapalhar a visualização das marcações - tanto valor a ser cobrado quanto de bandeira, seja ela 1 ou 2.
Denúncias ou reclamações podem ser registradas por meio da ouvidoria da AEM/MS, pelo telefone 0800 675 220 ou pelo e-mail ouvidoria@aem.ms.gov.br.
voltar