Coordenador da RBMLQ-I visita instalações do Ipem-PR

O coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Pedro Paulo de Carvalho Neto, e o diretor-geral do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), Maycon Danylo Monteiro, visitaram o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), no dia 26 de outubro. Eles foram recebidos pelo diretor Técnico, Shiniti Honda, e pelo chefe de Gabinete, Delmo de Almeida Filho.

A Gerência de Calibração e Ensaios, comandada por Carlos Alexandre Campos, foi o primeiro departamento visitado. Campos mostrou a estrutura do Laboratório de Curitiba e apresentou projetos que foram desenvolvidos pelos técnicos paranaenses, como a maleta utilizada para o transporte e proteção dos pesos utilizados em verificações, as marcas de selagem e as ferramentas para aplicação nas balanças, eficientes na proteção e na conservação destes equipamentos. De acordo com Pedro Paulo, esse projeto poderia ser levado a outros órgãos delegados, dada a sua eficácia.

Outro projeto apresentado aos visitantes foi o novo sistema auxiliar de transporte de pesos de 10 kg, que é utilizado na verificação de balanças. Ele tem capacidade para até 100 kg, sem danificar os pesos, que ficam acomodados em nichos próprios, podendo ser transportados com mais facilidade pelos técnicos.
Por fim, o gerente de Calibração e Ensaios apresentou o projeto chamado de “Câmara de Ajuste”, que já foi premiado pelo Inmetro. Ele consiste em uma sistemática que facilita a aplicação e a retirada do disco de chumbo da câmara, auxiliando no ajuste da exatidão do peso, que sofre desgaste com o tempo.

Pedro Paulo e Maycon Monteiro visitaram, também, o Laboratório de Pré-medidos do Ipem-PR, onde foram recebidos pelo gerente Sérgio Camargo.

Os visitantes disseram que gostariam de retornar ao Paraná para visitar o Laboratório Têxtil de Londrina, um laboratório público que atende a demanda de todos os órgãos delegados do país. Segundo Pedro Paulo, há necessidade de implantação de um desses laboratórios na região Nordeste, que conta com um pólo têxtil no interior de Pernambuco, nas cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

voltar