Ibametro assume coordenação da Operação Integrada Comércio Legal

No dia 9 de novembro, o Ibametro passou a coordenar as atividades de fiscalização da Operação Integrada Comércio Legal, que visa ao fortalecimento da legalidade comercial e do combate à pirataria e à maior integração entre os órgãos públicos no monitoramento do mercado.

Durante a reunião em que foi estabelecida a nova coordenação, o diretor adjunto Charles Sacramento, que estava representando o diretor-geral do Instituto, Randerson Leal, renovou o compromisso de atuação conjunta nesse fórum em 2017. “O Ibametro compreende a dimensão estratégica desta articulação, que visa construir relações consumeristas mais seguras e responsáveis, protegendo os consumidores baianos”, disse.

O coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde – Bahia, Gustavo Figueiredo, apresentou os resultados obtidos nas visitas técnicas feitas nos últimos três meses aos comitês locais de consumo seguro em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Palmas (TO). “Não basta estarmos articulados na Bahia, será fundamental contribuirmos para o fortalecimento do enfrentamento aos acidentes de consumo nos outros Estados. Assim, conseguiremos viabilizar um monitoramento nacional dos casos e um efetivo sistema de alertas rápidos”, afirmou.

Também participaram do encontro representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Receita Federal, da Delegacia do Consumidor (Decon), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Ministério Público e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

voltar