A presidente do Inmetro, Angela Flôres Furtado, participou, nesta terça-feira (19/03), da abertura oficial da reunião do Comitê Executivo da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC). Ela falou sobre o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento econômico, a partir do reconhecimento mútuo entre organismos de acreditação para regulações que garantam a segurança de produtos, sem dificultar a inovação e o uso de novas tecnologias. “Particularmente, o que espero é uma regulação genérica e flexível, que não seja impeditiva da criatividade e do empreendedorismo”, afirmou.
A presidente do Inmetro falou, ainda, sobre o papel do Instituto no combate à concorrência predatória e na promoção da competitividade dos produtos brasileiros, para que sejam comercializados nos mercados interno e externo.
O encontro da IAAC está acontecendo entre os dias 16 e 21 de março, no Centro de Convenções da Firjan, no Rio de Janeiro. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), do PCN – organismo de certificação de produtos e do PTB, órgão congênere do Inmetro na Alemanha. O diretor executivo de Operações do Sistema Firjan, Alexandre dos Reis, esteve presente e reforçou a importância de haver sinergia e acordos comuns entre os países. “As grandes barreiras comerciais começam pela exigência de qualidade e pelas não conformidades. Precisamos crescer nesse ambiente”, disse.
A IAAC é uma associação regional que tem como um de seus objetivos estabelecer um sistema de reconhecimento multilateral entre os organismos de acreditação dos países da América. Isso significa que certificações, inspeções ou ensaios realizados em uma nação não precisam ser refeitas nas outras com as quais ela mantém acordo, facilitando o comércio e impulsionando a economia. “A acreditação faz com que o trabalho feito em um país seja aceito nos demais e essa é nossa missão última”, sintetizou a presidente da IAAC e diretora Executiva do Organismo Uruguaio de Acreditação (OUA), Liliane Somma.
Acreditação é o processo formal de reconhecimento da competência de laboratórios, organismos de certificação e de inspeção para atuarem em determinado escopo. Seguindo o modelo usado nos sistemas mais modernos do mundo, no Brasil há um único organismo acreditador: a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), do Inmetro.
A chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação (Cgcre/Didac) e vice-presidente da IAAC, Andrea Melo, faz uma avaliação positiva da reunião: “Temos excelentes discussões e participação ativa de todos os membros. Iniciamos com um workshop dos avaliadores de pares, discutimos o novo plano estratégico da IAAC, tivemos ingresso de novos organismos e escopos de acreditação nos acordos multilaterais de reconhecimento e discutimos harmonização na aplicação dos critérios internacionais de acreditação”.