Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

21/1/2019   
.: Cgcre disponibiliza modalidade de Avaliação Remota para Organismos de Certificação :.

Após projeto piloto concluído com sucesso em 2018, a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) implantou, de forma definitiva, a avaliação remota para organismos de certificação. Com isso, as avaliações de escritório, que são uma etapa do processo de supervisão de organismos de certificação, poderão ser feitas a distância, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Os organismos de avaliação da conformidade (OAC) já podem se candidatar à nova forma de avaliação.Para isso, devem informar à Cgcre, via Orquestra, a intenção de realizar avaliação remota, indicando sua plataforma tecnológica operacional disponível e outros dados solicitados.

Para ser elegível ao uso dessa facilidade de avaliação, o OAC deve atender a três critérios básicos: não possuir sanção ativa aplicada pela Cgcre; cumprir regulamente as avaliações necessárias para manutenção do ciclo de acreditação; apresentar desempenho satisfatório ao longo do ciclo de acreditação, sem ocorrência de denúncias procedentes ou reincidência de não conformidades em requisitos críticos das normas de acreditação.

A decisão final sobre a modalidade em que as avaliações de supervisão serão realizadas fica a cargo da Divisão de Acreditação de Organismos de Certificação (Cgcre/Dicor). “O método de avaliação remota deve ser utilizado em benefício dos organismos que se mostrem elegíveis ao uso dessa facilidade, em função de seu desempenho satisfatório durante o ciclo de acreditação. Mas, sua utilização é uma prerrogativa da Dicor, que deve fazer a opção de acordo com sua conveniência e manter registro da justificativa pela decisão de fazê-lo remotamente”, explicou o chefe substituto da Divisão, Antonio Mario Terra.

Durante o projeto piloto, foram realizadas 10 avaliações remotas, em vários escopos de acreditação, sem nenhum registro de problemas que dificultassem ou inviabilizassem seu andamento. Os benefícios foram bastante perceptíveis, de acordo com Antonio Mario Terra. Eles vão desde a redução de cursos de deslocamento e hospedagem, até o aumento de produtividade e maior agilidade na coleta de evidências, já que, para que seja possível fazer avaliação remota, é fundamental que o OAC seja informatizado. “Não ter que gastar tempo com deslocamento, faz com que a gente consiga fazer mais com menos, aproveitando melhor os períodos de avaliação”, afirmou.

Para obter outras informações sobre o processo, Interessados em se inscrever podem entrar em contato com a Dicor, pelo e-mail dicor@inmetro.gov.br


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY