Começou nesta segunda-feira (26/11), no Rio de Janeiro, a “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. Realizado pelo Inmetro, em parceria com a Firjan e com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o evento reunirá, pela primeira vez, representantes de ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e profissionais das áreas jurídica e de seguros para discutir a criação de regras claras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes no País.
A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma das apoiadoras do evento e debaterá o tema da mobilidade elétrica durante a programação. Até sexta-feira haverá, ainda, palestras sobre temas como sensoriamento, segurança físico-cibernética, ética, experiências da indústria automobilística, arcabouço legal para veículos inteligentes, além de mesas redondas abertas ao público e sessões temáticas exclusivas para especialistas. Entre os palestrantes estão representantes de empresas como Bosch, Volvo e Idiada; entidades como a SAE International, órgão mundial voltado para o fomento de conhecimento sobre veículos e sistemas automotores, e instituições como o Ministério Público Federal.
A abertura do evento contou com a participação do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo; do gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto e do reitor da UFLA, José Roberto Soares. Azevedo falou sobre a importância das regulações levarem em consideração a complexidade do tema, as necessidades e os desafios para o País. “Veículos inteligentes já são uma realidade, temos que nos preparar para ela, para que não fiquemos isolados no mundo”, afirmou.
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Presidente do Inmetro fala sobre projetos e parcerias do Instituto na abertura do evento.
O reitor da UFLA explicou o principal objetivo da Conferência. “Queremos construir um arcabouço legal, claro e objetivo, para que, nas evoluções dos veículos autônomos, a segurança seja a tônica, o cuidado com o ser humano seja o ponto fundamental. A universidade se sente muito orgulhosa em ser parceira de uma instituição com tanta credibilidade, como é o Inmetro”, disse.
Gabriel Pinto falou sobre o surgimento da Casa Firjan e sua vocação de ser um espaço conectado ao futuro. “Precisamos discutir junto com a sociedade e construir propostas para um futuro que está cada vez mais perto, um futuro que tem veículos inteligentes”, declarou.
O caso IARA
No primeiro dia de evento, o destaque foi a demonstração do carro inteligente IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que circulou pela área dos jardins da Casa Firjan.
Antes da exibição, o professor do Departamento de Informática da UFES e coordenador do projeto, Alberto Ferreira de Souza, explicou como ele foi desenvolvido. Souza começou discutindo o conceito de inteligência. “Para o contexto do carro autônomo, podemos definir inteligência como a capacidade dos organismos ou das máquinas de se adaptarem ao meio ambiente”, disse.
De acordo com o professor, os veículos autônomos diferem-se dos carros atuais principalmente por conta da inteligência embutida. “Conseguimos resolver o problema da autonomia, dando ao carro a capacidade de se localizar e reprogramar as rotas, usando sensores a laser e câmeras de vídeo”, explicou. No ano passado, a IARA saiu dos limites do campus da Ufes e fez uma viagem de mais de 70 km entre duas cidades do Espírito Santo, acompanhada por um motorista de segurança, como preconizam os padrões internacionais de testes de veículos autônomos.
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Participantes do evento tiveram a oportunidade de dar uma volta no carro autônomo pelos jardins da Casa Firjan.