Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

27/11/2018   
.: Veículos inteligentes são tema de conferência realizada pelo Inmetro, Ufla e Firjan :.

Começou nesta segunda-feira (26/11), no Rio de Janeiro, a “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”. Realizado pelo Inmetro, em parceria com a Firjan e com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o evento reunirá, pela primeira vez, representantes de ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e profissionais das áreas jurídica e de seguros para discutir a criação de regras claras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes no País.

A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma das apoiadoras do evento e debaterá o tema da mobilidade elétrica durante a programação. Até sexta-feira haverá, ainda, palestras sobre temas como sensoriamento, segurança físico-cibernética, ética, experiências da indústria automobilística, arcabouço legal para veículos inteligentes, além de mesas redondas abertas ao público e sessões temáticas exclusivas para especialistas. Entre os palestrantes estão representantes de empresas como Bosch, Volvo e Idiada; entidades como a SAE International, órgão mundial voltado para o fomento de conhecimento sobre veículos e sistemas automotores, e instituições como o Ministério Público Federal.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo; do gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto e do reitor da UFLA, José Roberto Soares. Azevedo falou sobre a importância das regulações levarem em consideração a complexidade do tema, as necessidades e os desafios para o País. “Veículos inteligentes já são uma realidade, temos que nos preparar para ela, para que não fiquemos isolados no mundo”, afirmou.

Presidente do Inmetro fala sobre projetos e parcerias do Instituto na abertura do evento.

O reitor da UFLA explicou o principal objetivo da Conferência. “Queremos construir um arcabouço legal, claro e objetivo, para que, nas evoluções dos veículos autônomos, a segurança seja a tônica, o cuidado com o ser humano seja o ponto fundamental. A universidade se sente muito orgulhosa em ser parceira de uma instituição com tanta credibilidade, como é o Inmetro”, disse.

Gabriel Pinto falou sobre o surgimento da Casa Firjan e sua vocação de ser um espaço conectado ao futuro. “Precisamos discutir junto com a sociedade e construir propostas para um futuro que está cada vez mais perto, um futuro que tem veículos inteligentes”, declarou.

O caso IARA

No primeiro dia de evento, o destaque foi a demonstração do carro inteligente IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que circulou pela área dos jardins da Casa Firjan.

Antes da exibição, o professor do Departamento de Informática da UFES e coordenador do projeto, Alberto Ferreira de Souza, explicou como ele foi desenvolvido. Souza começou discutindo o conceito de inteligência. “Para o contexto do carro autônomo, podemos definir inteligência como a capacidade dos organismos ou das máquinas de se adaptarem ao meio ambiente”, disse.

De acordo com o professor, os veículos autônomos diferem-se dos carros atuais principalmente por conta da inteligência embutida. “Conseguimos resolver o problema da autonomia, dando ao carro a capacidade de se localizar e reprogramar as rotas, usando sensores a laser e câmeras de vídeo”, explicou. No ano passado, a IARA saiu dos limites do campus da Ufes e fez uma viagem de mais de 70 km entre duas cidades do Espírito Santo, acompanhada por um motorista de segurança, como preconizam os padrões internacionais de testes de veículos autônomos.

Participantes do evento tiveram a oportunidade de dar uma volta no carro autônomo pelos jardins da Casa Firjan.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY