Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

7/6/2018   
.: Inmetro celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com ações em Xerém :.

Nesta terça-feira, 5 de junho, o Inmetro realizou, no campus de laboratórios, em Xerém, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cerca de 120 alunos, de cinco colégios da região (Colégio Estadual Alemy Tavares da Silva, Colégio Estadual Santo Antônio, Colégio Estadual Barão de Mauá, Colégio Paroquial Jesus Maria José, Escola Municipal Dr. Ely Combat), participaram da celebração. Os estudantes fizeram trilha pelo campus, plantaram 112 mudas, que foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Duque de Caxias, e apresentaram trabalhos sobre a importância da biodiversidade tendo como base a publicação digital “Aves do Campus”, lançada ano passado pelo Instituto.

Cerca de 150 alunos fizeram trilha pelo campus

Samir Cosme tem 12 anos e estuda no Colégio Paroquial Jesus Maria José, no 7º ano. Durante o plantio, ele expressou que sonha em ser biólogo e sabe da importância daquela ação para o Meio Ambiente. “Como tem local que foi desmatado, a vegetação precisa ser renovada para ajudar o solo a ficar mais fértil”, disse.

Betânia Garcia tem 13 anos, é amiga do Samir e cursa o 8º ano. Ela pensa em ser bióloga ou médica e, apesar de ser moradora da região, nunca tinha entrado no Inmetro. “Eu moro muito perto, mas nunca tive a oportunidade de vir aqui. Hoje estou plantando pela primeira vez uma muda que é vida, porque através das árvores nós conseguimos respirar. Eu quero muito voltar aqui ano que vem para ver como está”, falou.

Iniciativa fez parte das ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

No auditório, o servidor Luiz Roberto Mayr falou sobre o desejo de fazer mais eventos em parceria com as escolas. “Que aqui seja um lugar aberto para vocês poderem fazer esse tipo de atividade de educação ambiental e que vocês possam acompanhar o desenvolvimento das mudas que plantaram hoje”, disse.

O diretor de Administração e Finanças, Alexander de Assis, falou sobre as suas experiências enquanto aluno. “Eu fui aluno da rede pública. Quando eu estudava diziam pra mim que iria ser muito difícil porque tinha muita greve, porque os professores não eram dedicados, porque quem é pobre não tem oportunidade. Certamente já disseram que vocês não vão conseguir, que tem gente que estuda em escolas melhores, que quem vai vencer na vida é o filho do rico. Eu estou aqui para dizer que nada disso é verdade, hoje eu sou diretor do Inmetro e vim de escola pública, consegui vencer e superar as barreiras da vida. Quero que vocês guardem isso no coração: vocês podem o que quiserem, podem chegar aonde quiserem. Basta querer com toda a sua força”.

O diretor de Administração e Finanças, Alexander de Assis, falou sobre as suas experiências enquanto aluno

Abrindo a apresentação dos trabalhos, os alunos do Colégio Estadual Barão de Mauá mostraram o projeto “Reciclando Vidas”, o qual busca aproximar a questão ambiental da social. A partir da concepção de que o planeta é a nossa casa, os alunos almejam que o colégio se torne um ponto de coleta de matérias recicláveis que serão doados a uma cooperativa de catadores.

Na sequência, estudantes do Colégio Estadual Santo Antônio falaram sobre a “Floresta Sensorial”, recurso lúdico montado em uma sala que simula os sons, cheiros e clima da floresta, proporcionando a experiência de se sentir no ambiente natural. Os alunos relataram, ainda, que plantios anteriores realizados no Inmetro os estimularam na concepção do projeto “Educar é preservar”, desenvolvido durante a Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 2018 cujo tema é “Cuidando das Águas”.

A Escola Municipal Ely Combat levou cartazes elaborados pelos alunos com frases e canções dedicadas ao sabiá.

Os alunos representantes do Colégio Paroquial Jesus Maria José apresentaram as suas reflexões sobre o pombo, ave controversa por ser associada tanto à imagem de paz e amor quanto à figura de praga urbana. Um dos alunos esclareceu que o pombo não é, mas se torna uma praga, devido ao descarte inadequado do lixo.

O diretor do Colégio Estadual Alemy Tavares da Silva levantou uma reflexão sobre como a escola pode intervir na sociedade, apresentando um projeto de reaproveitamento de pneus usados. Apesar de reconhecer que a escola está apenas começando a trabalhar as questões ambientais, ressaltou o empenho dos alunos em dar um novo significado aos pneus, que agora fazem parte do jardim do colégio.

Os alunos apresentaram trabalhos sobre a importância da biodiversidade

Após a apresentação dos trabalhos, a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu Érica Sodré agradeceu ao Inmetro por conseguir inserir em sua agenda a integração com as escolas do entorno. Em seguida, apresentou a APA e ressaltou que devido a sua grande abrangência – 23 mil hectares – muitos dos alunos que estudam em Xerém moram dentro dos seus limites. Também falou sobre a importância de mostrar isso os alunos, pois cria a sensação de pertencimento ao ambiente.

O evento foi finalizado pelo conselheiro do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara, José Miguel da Silva, que falou sobre a importância da gestão da água. E o voluntário da Associação das Empresas de Campos Elíseos, José Ribeiro Avelar, destacou a importância em harmonizar o crescimento industrial com a parte ambiental.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY