Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

20/3/2018   
.: Inmetro discute reciclagem de lixo eletrônico :.

Entre 5 e 8 de março, o Inmetro participou de reunião em Tegucigalpa (Honduras), realizada no âmbito do Projeto “Promovendo a Inovação na Economia Verde”, patrocinado pelo Instituto Nacional de Metrologia alemão (PTB). O projeto tem como propósito melhorar a infraestrutura da qualidade envolvida no manejo de resíduos eletroeletrônicos, conhecidos como e-waste.

O Instituto foi representado pelo chefe do Setor de Medição de Grandezas Elétricas da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), Juan Carlos Mateus Sanchez. O principal objetivo foi recolher subsídios que permitam determinar a participação do Inmetro na cadeia de valor de reciclagem de e-waste oriundo de medidores de energia elétrica.


“Nossa inserção neste projeto é importante, já que está prevista a troca do parque de medição de energia de todo o País nos próximos anos, composto por aproximadamente 70 milhões de instrumentos. Estima-se que isso gere toneladas de lixo eletrônico, cujo manejo pode representar um desafio para o Brasil. Tais instrumentos contêm materiais como, por exemplo, cobre, ferro, níquel, estanho, vidro e plástico, dentre outros materiais que podem ser reaproveitados”, afirma Juan, que já vinha acompanhando o projeto de perto, por meio de reuniões virtuais.


O servidor Juan Carlos Mateus Sanchez durante apresentação do encontro realizado em Honduras

No encontro, os países participantes do projeto realizaram apresentações sobre suas propostas de implementação da matriz Calidena, metodologia voltada para identificar e promover ações concretas que fomentem serviços de qualidade para uma cadeia de valor. País anfitrião da reunião, Honduras pretende implementar, de forma exemplar, o exercício Calidena completo, para o aprimoramento da sua infraestrutura da qualidade. Nesta primeira etapa, foi realizado um estudo prévio de viabilidade por parte de Honduras, sendo Brasil, Equador, Argentina e México observadores do processo.

“Após mais esta fase do projeto, pude identificar que a responsabilidade pela reciclagem do e-waste deve ser compartilhada com os fabricantes dos instrumentos. Além disso, existem diferentes programas de avaliação da conformidade que podem ser implementados de forma a garantir o correto manejo destes resíduos”, complementou Juan.



Exemplo de medidor de energia destinado ao descarte: Inmetro estuda reaproveitamento de materiais


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY