Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

2/3/2018   
.: Presidentes do Inmetro e do Ipem-AM se reúnem com instituições de Pesquisas do Amazonas :.

Na manhã desta sexta-feira (2/3), o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo, e o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Brito, realizaram a apresentação dos Laboratórios da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP) do Ipem-AM, prevista para inaugurar ainda no primeiro semestre deste ano.

O encontro contou com a participação de dirigentes e representantes de instituições e empresas voltadas à pesquisa, tendo por objetivo demonstrar a disponibilidade de uma unidade com laboratórios móveis, capaz de avaliar produtos, fraudes, condições ambientais, bem como propiciar a expansão de interesses comerciais de empresas, produtos locais e afins, para o desenvolvimento da bioeconomia do Amazonas, agregando a biotecnologia e padronização de insumos e produtos amazônicos.

Segundo o presidente do Inmetro, a unidade de pesquisa é de grande importância para o Estado do Amazonas, uma vez que receberá equipamentos de alta tecnologia que permitirá aos pesquisadores desenvolverem suas pesquisas com rapidez. "Esse barco terá laboratórios multiusuários com equipamentos de ponta. Com isso, estamos buscando firmar parcerias locais, além de abrir oportunidades para outros pesquisadores, uma vez que o Inmetro já possui acordos com instituições internacionais", disse Azevedo.

O presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, informou que o barco está em processo de finalização, com 80% construído, e com inauguração prevista para 30 de abril. “Nós queremos oferecer para o segmento de pesquisa as melhores condições, com estrutura, equipamentos e laboratórios que atendam todas as normas técnicas, para permitir que a pesquisa no Amazonas dê um salto significativo”, acrescentou.

Durante a reunião algumas instituições se mostraram interessadas no projeto e confirmaram apoio, como é o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). “Nós podemos ter um edital de parceria com a Fapeam para direcionar pesquisadores de várias instituições do Estado e disponibilizar bolsas para estudantes da área. Quero parabenizar o Ipem pela iniciativa e falar do nosso entusiasmo e o interesse de ser parceiro nesse projeto”, finalizou, entusiasmado, o presidente da instituição, Edson Barcelos.

A reunião também contou a presença do diretor-presidente do Instituto Tecnológico do Estado de Sergipe (ITPS/SE), Jecson Leo, que parabenizou o Ipem-AM pela iniciativa. “Quero parabenizar o Estado do Amazonas, por criar esse projeto e trazer para o Ipem-AM uma tecnologia desse nível, que realizará o mapeamento geológico do território e das águas”, disse.

Assista ao vídeo: Ipem AM - Unidade Básica de Fiscalização Fluvial


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY