Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

15/1/2018   
.: Técnicos do Inmetro realizam visita técnica a cais em Niterói :.

Na última quarta-feira (10/01), representantes do Inmetro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram visita técnica a um cais em Niterói (RJ), para verificar as condições das embarcações pesqueiras e da infraestrutura de desembarque de pescado no local. O objetivo foi coletar informações e receber insumos para a elaboração de requisitos que serão utilizados para atestar a conformidade das embarcações e das condições operacionais e de manuseio do pescado em todo o País, além de permitir rastreabilidade do produto, dando segurança ao mercado.

Os requisitos serão desenvolvidos, inicialmente, para que seja retomada a exportação de pescado para a União Europeia. A atividade foi temporariamente suspensa pelo Mapa desde o dia 3 de janeiro, para evitar a possível suspensão unilateral pelo bloco europeu, após missão de auditoria realizada em 2017.

Técnicos do Inmetro estão avaliando como será feita a avaliação da conformidade, mas a ideia é que sejam estabelecidos requisitos a partir da Instrução Normativa nº 29, publicada em 2014, pelo então Ministério da Pesca e da Aquicultura. Em seguida, o Instituto deve designar organismos de inspeção que demonstrem competência para atuar na área, para realizar avaliação de terceira parte e atestar a conformidade das embarcações e locais de desembarque que atendam às condições estabelecidas.

O foco, no primeiro momento, é retomar as exportações para a União Europeia, mas também poderão ter a conformidade avaliada voluntariamente embarcações cujos produtos destinam-se a outros mercados, inclusive interno. “O objetivo é que, em dado momento, tenhamos um só padrão do processo de pesca no Brasil e que seja de excelência”, explicou o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Luiz Antonio Marques.

De acordo com Alessandra Weyandt, pesquisadora do Inmetro e doutora em Ciência de Alimentos, os requisitos ainda serão elaborados, mas a expectativa é estabelecer uma estrutura mínima de procedimentos que assegurem, por exemplo, refrigeração e acondicionamento adequados, potabilidade da água, utilização de equipamentos com revestimento correto, entre outros.

Também participaram da visita técnica ao cais em Niterói os servidores André Luis Santos (Coordenação-Geral de Articulação Internacional/Inmetro) e Jamile Saad Vianna (Serviço de Inspeção de Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura/Mapa) e representantes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), da Universidade de São Paulo (USP), do Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro (Saperj), do setor produtivo e de organismos de certificação.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY