Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

13/11/2017   
.: Inmetro promove Workshop Internacional sobre Avaliação da Conformidade e Avaliação Técnica :.

Na última quarta-feira (08/11), o Inmetro promoveu, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o VIII Workshop Internacional sobre Avaliação da Conformidade e Regulamentação Técnica. O evento reuniu representantes de entidades internacionais e brasileiras dos setores público e privado, com o objetivo de oferecer um panorama sobre reformas regulatórias e gerenciamento de estoque regulatório. O chefe de Gabinete da Presidência do Inmetro, Paulo Gomes, e o diretor de Avaliação da Conformidade, Luiz Antonio Marques, participaram da abertura do workshop

Marques explicou que a Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) está retomando a realização de eventos internacionais e que, no workshop, seriam discutidas as boas práticas da área, como a análise de impacto regulatório para embasar decisões e a implementação de medidas alternativas à regulamentação técnica. “Nossa expectativa é que o tema se consolide na agenda de agências e órgãos reguladores brasileiros”, disse o diretor.

Na primeira sessão temática, a representante da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Anna Pietikainen, e a consultora Delia Rodrigo falaram sobre reforma regulatória.

Pietikaien apresentou um panorama de políticas, ferramentas regulatórias e tendências na área de regulamentação nos países da OCDE. Ela falou, ainda, sobre 12 princípios para política regulatória e governança, entre eles a importância de haver compromisso político, revisões sistemáticas do estoque regulatório e análises de impacto regulatório (AIR) a partir de uma abordagem holística, que não considere somente o impacto econômico, mas a consequência para diversos grupos sociais. “Uma estrutura de governança sólida confere independência às agências reguladoras e ajuda a evitar influências externas indevidas”, afirmou.

Entre as tendências da área, está a aplicação de insights comportamentais na elaboração de políticas regulatórias, para que elas se tornem mais eficientes. A técnica foi utilizada, por exemplo, para aprimorar o relacionamento dos usuários com provedores de telefonia móvel, na Colômbia, e no setor de energia, na Itália.

A consultora Delia Rodrigo falou sobre a importância dos países e instituições considerarem as boas práticas mundiais, mas olharem para suas próprias realidades e possibilidades de implementação gradual de análises de impacto regulatório. Ela defendeu que, para que o sistema de AIR seja efetivo, deve haver mudanças no processo regulatório (especialmente na relação entre técnica e política), investimento em capacitação dos agentes reguladores, intervenções mais inteligentes e participação dos diversos atores afetados.

Na parte da tarde, Marcia Lika Mon-Ma (Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT), Gabrielle Troncoso (Anvisa) e Regiane Brito (Inmetro) participaram de uma mesa redonda sobre experiências de reformas regulatórias realizadas ou em curso. A mesa foi mediada pelo consultor em política e regulação Donald Macrae. Ao final, os participantes participaram de um debate sobre os assuntos discutidos ao longo do dia.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY