Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

4/10/2017   
.: Projeto do Inmetro e do Ipem-SP para verificação de esfigmomanômetros é aprovado pela Fapesp :.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aprovou o financiamento de um projeto elaborado em conjunto pela Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro e pelo Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). O objetivo é aparelhar e capacitar o Laboratório de Pressão do DMCI para que ele se torne referência em Ensaios de Proficiência para verificação de esfigmomanômetros - os aparelhos de pressão arterial.

Para poder comercializar esfigmomanômetros, os fabricantes e os importadores que desejam declarar a conformidade dos intrumentos devem atender a uma série de requisitos, entre eles a utilização de um laboratório acreditado pela Cgcre para realizar os ensaios. A acreditação é um processo que avalia o laboratório quanto a competência, infraestrutura, métodos, padrões, entre vários outros aspectos.

Um dos mecanismos de controle da validade dos resultados dos laboratórios são os Ensaios de Proficiência, nos quais laboratórios semelhantes ensaiam os mesmos artefatos, para comparar resultados e garantir maior exatidão das medições realizadas. A ideia, com o projeto, é que o Ipem-SP seja a primeira instituição do País capacitada para coordenar os Ensaios de Proficiência com foco nas verificações de esfigmomanômetros. Para isso, o valor financiado é de aproximadamente R$ 350 mil.

“O controle metrológico desses instrumentos é fundamental para evitar falsos diagnósticos de hipertensão arterial”, explica o servidor do Inmetro, Rafael Farias, responsável pela regulamentação de esfigmomanômetros e pela automação do Laboratório de Pressão. Também participam do projeto o servidor Bruno Amado, coordenador do projeto e o especialista do Ipem-SP, Wilian dos Anjos, coordenador do Laboratório de Pressão do DMCI, que, a partir da implementação do projeto, passará a ser a referência para os ensaios de proficiência em verificação de esfigmomanômetros.

A realização dos Ensaios de Proficiência também possibilitará uma análise crítica e possível redefinição dos erros máximos admissíveis para os esfigmomanômetros, aumentando a confiabilidade das medições na área da saúde. Além disso, a Dimel poderá estabelecer medidas punitivas para empresas que tiverem resultados insatisfatórios nos Ensaios de Proficiência a serem providos pelo DMCI / Ipem-SP.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY