Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

20/4/2017   
.: Inmetro recebe ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços :.


O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, nesta quinta-feira (20/04), no Campus de Laboratórios de Xerém, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira. Na ocasião, o Instituto firmou acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão também vinculado ao ministério, para criação e operacionalização de um ambiente de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes em Xerém.

O acordo prevê investimentos de R$ 2,5 milhões, pelo Inmetro e pela ABDI, e deve ser executado em até dois anos. Na prática, serão realizados testes de diversas tecnologias disponíveis no mercado aplicáveis a cidades inteligentes, com potencialidade de implementação em municípios de portes e complexidades distintas. “Ultimamente, aumentaram significativamente no Brasil as discussões sobre internet das coisas, cidade inteligente, big data. O caminho da tecnologia é sem volta”, afirmou o ministro Marcos Pereira.

O ministro ressaltou que o ambiente propiciará a integração de diversos tipos de tecnologia e poderá oferecer aos gestores públicos as melhores soluções para cidades inteligentes, como aquelas voltadas a controle de serviços urbanos ou a prevenção de desastres.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, exemplificou, entre os benefícios das novas tecnologias, a economia que pode ser gerada com a utilização de lâmpadas mais eficientes na iluminação pública.

Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente da ABDI, complementou que a plataforma de demonstração é a primeira ação prática que vai, efetivamente, tratar do tema no Brasil.”Discutir cidades inteligentes é discutir o futuro. Vai ser um marco para o País”, afirmou.

No evento, foi realizada, ainda, cerimônia de homenagem a servidores do Inmetro com destaque científico na área de metrologia e a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto. Foram laureados João Alziro Herz da Jornada, ex-presidente do Inmetro; Humberto Siqueira Brandi, diretor de Metrologia Científica e Tecnologia; Wanderley de Souza, ex-diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida do Instituto; Iakyra Borrakuens Couceiro, chefe da Divisão de Metrologia Óptica; e Mauricio Martinelli Réche, pesquisador tecnologista em Metrologia e Qualidade. Na área institucional, receberam homenagens o ministro Marcos Pereira, o secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge, e o deputado federal Cleber Verde.

O ministro Marcos Pereira visitou, ainda, laboratórios de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida e Metrologia Científica e Tecnologia no Campus do Inmetro. Ele conheceu laboratórios em que são realizadas pesquisas em biotecnologia, nanotecnologia, desenvolvimento de quimioterápicos e produção de biodiesel a partir de microorganismos, além de ensaios em próteses ortopédicas de quadril e de joelho.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Rua 148, s/n

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3342-1155

    Av. Berlim, 627

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    EQN 102/103 - Lote 1, Asa Norte

    Brasília - DF

    CEP: 70722-400

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY