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27/1/2017   
.: Inmetro e Fiat Chrysler Automobiles estudam novas superfícies para componentes de motores :.

Ponte entre o conhecimento científico e a indústria nacional, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza, em parceria com a FCA – Fiat Chrysler Automobiles, um amplo estudo na análise da superfície de peças e componentes dos seus motores. A intenção é criar alternativas para redução do atrito visando melhorar o rendimento do conjunto e, com isso, reduzir o consumo de combustível e do óleo lubrificante.

Os ensaios dos materiais são conduzidos no Laboratório de Tribologia da Divisão de Materiais (Dimat), no Campus do Inmetro, em Xerém. A equipe de pesquisadores do projeto tem a tarefa de estudar e desenvolver procedimentos de medição do atrito e do desgaste produzido pelos componentes do motor. Uma vez criados e testados, estes procedimentos formarão a base de uma ferramenta que servirá para comparar a performance de diversas superfícies.

O sistema de atrito é formado pela placa, que possui a superfície brunida do bloco, e que desliza em movimento alternado contra o anel de pistão, simulando o atrito dentro do motor.

Antes e após os ensaios de atrito, amostras dos componentes do motor são analisadas com precisão, em escalas que vão de micro a nano. Utilizando microscópios capazes de avaliar dimensões um milhão de vezes mais finas que um fio de cabelo, ou seja, com sensibilidade de 1 bilionésimo de metro, o material submetido ao atrito é analisado em detalhe. Isto possibilita um conhecimento aprofundado das modificações que o atrito causa no material. Ao final, as informações de performance do atrito e das correspondentes mudanças provocadas nos materiais formarão uma base de dados importante para a indústria automotiva, pois pode direcionar o desenvolvimento de novos produtos.

“O que o Inmetro possui na área de análise de materiais é o que há de mais moderno na América Latina. Os primeiros resultados do projeto deverão ser vistos em um curto espaço de tempo”, alerta o coordenador do projeto Carlos Achete.


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