Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

29/12/2016   
.: Grupo coordenado por pesquisador do Inmetro recebe recursos da Faperj :.

O grupo de pesquisa coordenado pelo pesquisador da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), Raphael Machado, captou R$318,5 mil para desenvolvimento do projeto “Computação Orientada a Dados: Novos Modelos para a Eficiência Computacional e Suas Aplicações a Problemas Práticos”. O recurso é proveniente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do programa “Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – 2016”.

São considerados grupos emergentes de pesquisa aqueles formados por pesquisadores com até 10 anos de doutoramento, com plano de desenvolvimento promissor e bem definido. O grupo coordenado pelo pesquisador da Dimci conta, também, com pesquisadores do Cefet/RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há tanto profissionais com viés de pesquisa bastante teórico quanto aqueles versados em tecnologias e interessados em aplicações práticas.

Foram solicitados R$454,5 mil à Faperj, dos quais cerca de 70% foram aprovados. O dinheiro será destinado à implantação de laboratórios no Inmetro, no Cefet e na UFF, além de fornecer suporte às atividades dos pesquisadores, como aquisição de computadores e custeio de viagens. No Inmetro, será desenvolvido um Laboratório de Computação, Metrologia e Qualidade de Software.
O objetivo do projeto é viabilizar o desenvolvimento de abordagens para a solução dos novos problemas computacionais, caracterizados pela necessidade de processamento inteligente e eficiente de grandes volumes de dados. Ele contempla linhas de pesquisa relacionadas a complexidade de algoritmos; matemática discreta e estrutura de dados; grafos aleatórios; algoritmos de clusterização; algoritmos para problemas computacionais caracterizados por volumes massivos de dados; protocolos de troca equilibrada de itens digitais; usos e aplicações de aleatoriedade; segurança orientada a dados; controle de versão e gerenciamento de configuração de software.
Além de obter resultados científicos relevantes e desenvolver ferramentas e técnicas para a resolução de problemas computacionais orientados a dados, a equipe do projeto quer formar recursos humanos, consolidar grupos de pesquisa emergentes na área e desenvolver conhecimentos que proporcionem a atualização dos atuais currículos dos cursos de mestrado e doutorado em Computação.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY