Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

10/1/2007   
.: Governador Sérgio Cabral visita o Inmetro :.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio César Bueno, de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e de Educação, Nelson Maculan Filho se reuniram no dia 10 de janeiro com o presidente do Inmetro, João Jornada, com o ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e com o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, para tratar de parcerias entre o Instituto, o Governo do Estado, o MDIC e a Prefeitura de Duque de Caxias. Entre essas parceiras estão o desenvolvimento de projetos em ciência e tecnologia e a implementação de ações que garantam a excelência da gestão pública.

O governador Sérgio Cabral, Jornada e o ministro interino
Ivan Ramalho

O governador Sérgio Cabral disse que, por conhecer o nível de excelência do Inmetro, sabe que o Instituto pode ajudar muito o Estado em questões importantes. “Temos uma jóia rara aqui no nosso Estado, e esta é a primeira vez que um governador vem ao Inmetro. Um órgão de excelência, que está crescendo, está ampliando seus horizontes”, com essas palavras o governador enfatizou a importância do Instituto para o Estado.

— A palavra-chave nesse governo é integração. E estamos aqui para colaborar, fortalecer politicamente o Inmetro, inclusive, com investimentos e fechar parcerias, principalmente, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Rio de Janeiro é a marca do Brasil no mundo, e o Inmetro, uma referência em metrologia na América Latina, pode ajudar numa área estratégica para o Estado e o Brasil, que é a qualidade e a competitividade da indústria nacional. Vamos fazer uma interação do desenvolvimento econômico dessa região. Xerém, com a presença do Inmetro e de outras empresas, se constitui num grande potencial de um parque tecnológico. E é exatamente o que o Inmetro está se propondo com sua presidência e diretores e com o ministro do Desenvolvimento. Por outro lado, outro ponto importante é o ensino, precisamos capacitar os professores estaduais da área de tecnologia. O secretário Maculan vai desenvolver com o Inmetro uma parceria nessa área, para fortalecer o ensino técnico no Estado, pois queremos que os estudantes continuem no ensino técnico até a graduação, disse o governador.

Após a reunião, o governador e comitiva conheceram os
laboratórios de Força (foto) e de Materiais.

O presidente Jornada se disse muito feliz com a visita do governador e de seus secretários, e que o Inmetro estava à disposição do Governo.

— É muito importante estreitar as relações com o governo estadual. O Inmetro é uma instituição comprometida com o apoio ao cidadão e também com o crescimento industrial, a inovação e a competitividade. Esta visita marca o início de parcerias que serão boas para todo o país, vamos formalizá-las para o desenvolvimento econômico e criar um polo de alta tecnologia para a região de Xerém e Duque de Caxias, com difusão de conhecimento, programas de pós-graduação, fazer interação entre a academia e a industria do Rio de Janeiro. Como disse o governador não existe Município, não existe Estado. Existe o Brasil. Então, temos que trabalhar coordenadamente. Temos que otimizar recursos, ações com um objetivo comum: aumentar o desenvolvimento do país, melhorar as condições da população, que é também a mensagem do presidente Lula, em seu discurso de posse.

Jornada ressaltou os programas efetivos de melhoria de gestão do Inmetro, como o Planejamento Estratégico, “nosso objetivo é tornar esta Casa um laboratório de gestão pública e à disposição do governo, pois o Brasil tem uma demanda por serviço público eficiente".

O ministro interino Ivan Ramalho disse que o Inmetro é um dos órgãos mais importantes do MDIC, principalmente, na questão qualidade. “O Inmetro exerce uma função importante para a modernização da produção brasileira. Essa aproximação com o governo do Estado, em especial com a Secretaria de Desenvolvimento, vai ser muito importante. Umas das áreas prioritárias do nosso Ministério é o comércio exterior, a exportação, que é uma vocação natural do Rio de Janeiro, um dos maiores produtores e exportadores na área de serviços. Queremos ampliar a participação deste Estado e fazer programas para que o Rio possa aumentar essa vocação de exportação de serviços, mas também de bens. Essa é uma área que o ministro Furlan pretende incentivar”, afirmou o ministro.
Participaram também da reunião os diretores e assessores do Inmetro; o assessor especial do MDIC, José Luiz Motta Azeredo; a presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro, Soraya dos Santos e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento, Júlio Mirilli.

Legendas:
1) Jornada entregou ao governador uma placa em agradecimento à visita, e uma medalha comemorativa pelos 30 anos do Inmetro, a seus secretários e ao prefeito. Em primeiro plano (D), Júlio Bueno.
2) Momento cientista do governador com o Microscópio Eletrônico de Transmissão – Tecnai Spirit.

3) Visita ao laboratório de Materiais, Sérgio Cabral, Carlos Achete e Jornada.

4) Sérgio Cabral demonstrou grande interesse pelas atividades do laboratório. Em primeiro plano (D), o prefeito Washington Reis.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY