.: Inmetro discute internalização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável :.

Na última terça-feira (17/12), o secretário nacional de Articulação Social, Henrique Villa da Costa Ferreira, veio ao Inmetro participar do workshop Inmetro 2030 e ministrar uma palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a utilização da Agenda 2030 para o planejamento da gestão de políticas públicas no Brasil.

O convite partiu do presidente do Inmetro, subsidiado por um grupo de servidores de diversas áreas que, há alguns meses, tem se reunido para traçar ações que visam a internalizar a Agenda 2030 nas atividades do Instituto, potencializando sua contribuição para o atingimento dos ODS. A chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas (Disbt), Lea Contier, fez a abertura do evento, representando o presidente Carlos Augusto de Azevedo. “Essa agenda é absolutamente fundamental para nós. Queremos fazer a reflexão sobre como ela impacta em nossa atividade e em que podemos contribuir”, falou.

Henrique Villa, que ocupa a cadeira de secretário-executivo da Comissão Nacional para os ODS, explicou como têm sido feitas a internalização e a interiorização da Agenda 2030, processos que envolvem governança, adequação das metas à realidade brasileira, definição de indicadores nacionais, articulação com Estados e municípios e envolvimento de atores públicos, privados, do terceiro setor e da sociedade civil.

De acordo com o secretário, a Agenda 2030 é um compromisso do Estado brasileiro e deve ser apropriada pelo País, como uma caminhada coletiva da sociedade. “A Agenda 2030 é uma quebra de paradigmas para o Brasil. Se fizermos mais do mesmo, não vamos conseguir entregar os 17 objetivos e as 169 metas até 2030. Essa é uma agenda global, coletiva e plural, na qual todo mundo se enxerga. Podemos ter um País muito melhor em 2030”, afirmou.

As prioridades estabelecidas pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão documentadas no Plano de Ação para o biênio 2017-2019, composto por cinco grandes eixos: disseminação da Agenda 2030; Agenda 2030 Brasil (internalização); territorialização (interiorização); acompanhamento e monitoramento; gestão e governança da Comissão. O plano explicita objetivos, resultados, produtos, prazos e atores responsáveis por sua execução.

Na parte da tarde, cerca de 20 pessoas, representando as diversas UP do Inmetro, participaram de uma oficina realizada por meio de uma parceria com o laboratório de inovação social ZebraLab. A atividade consistiu em um jogo de tabuleiro em tamanho real, no qual os participantes eram as peças móveis (tokens) e apresentavam ideias que contribuem para a implementação da Agenda 2030 em suas vidas diárias e nos locais de trabalho.

Promovida pelo laboratório de inovação social ZebraLab, a atividade movimentou a tarde no Rio Comprido

O grupo que está à frente das atividades relacionadas à Agenda 2030 no Inmetro, apoiado pela Presidência, está trabalhando para obter novos recursos para a ampliação do treinamento, permitindo atingir maior parcela da força de trabalho. Paralelamente, visa, também, a formalizar a iniciativa institucionalmente, possibilitando ampla participação de servidores e colaboradores. Para isso, o grupo realizará benchmarking com outras instituições que já estão mais avançadas na implementação da Agenda 2030 e contará com o apoio da Comissão Nacional dos ODS, que se colocou à disposição para auxiliar o Inmetro nesse processo. Interessados em contribuir podem entrar com contato com Daniela Faria (dfaria@inmetro.gov.br) ou Dolores Brito (dtbrito@inmetro.gov.br).