.: Inmetro realiza processo seletivo do curso Técnico de Segurança Cibernética :.

Na última segunda-feira (26), o Inmetro, por meio do Centro de Capacitação (Cicma), realizou o processo seletivo para a primeira turma do Curso Técnico em Segurança Cibernética.

A prova, de caráter classificatório e eliminatório, consistiu em 10 questões de língua portuguesa, 10 questões de matemática e redação. Os candidatos tiveram duas horas para a realização dos testes que valiam, no total, 30 pontos.

A avaliação ocorreu em três locais: no Campus de Laboratórios do Inmetro, em Xerém, no Colégio Estadual Círculo Operário (CECO) e na Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec).

Os candidatos tiveram duas horas para a realização dos testes que valiam, no total, 30 pontos.

Ao término da prova, os candidatos falaram sobre suas expectativas relacionadas ao curso.

O estudante do 3º ano do ensino médio, do CECO, Bruno Teles, de 18 anos, contou sobre a importância de ter uma capacitação como essa no currículo. “Eu sempre me interessei pela área de informática e vi o curso como uma forma de ter mais chances no mercado de trabalho. Eu não conhecia muitos cursos nessa área aqui por perto, fiquei bastante animado quando soube que o Inmetro estava realizando esse processo seletivo”, afirmou.

A aluna do CECO, Emanuele Victoria, de 16 anos, declarou que seu interesse pela área surgiu enquanto assistia às aulas do seu tio, que é professor de informática. “Desde pequena eu tenho vontade de trabalhar nessa área, quando eu soube do curso, quis logo me inscrever”, falou.

Bruno Ternavisk, de 21 anos, cursa o primeiro período de Tecnologia da Informação na Faeterj e quer agregar conhecimento à sua formação. “Pelo o que eu ouço falar sobre o Inmetro, esse curso terá muito peso no mercado de trabalho, e eu acredito que vá me ajudar futuramente conseguir uma vaga na Microsoft ou na Sony”, disse.

O curso destina-se a qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio. As aulas serão realizadas no campus do Inmetro em Xerém, no turno matutino. O curso é gratuito e terá duração de quatro semestres. O resultado do processo seletivo será publicado no site do Inmetro no dia 10/12 e as aulas terão início em março de 2019.