.: Aprovada a alteração nas definições das unidades de medida :.

Cerca de 50 pessoas, entre servidores, colaboradores e bolsistas assistiram à transmissão, no auditório do Prédio 6 (campus de Xerém), da sessão em que foi votada a redefinição do kilograma, ampere, kelvin e mol (quatro das sete unidades de medida em que se baseia o Sistema Internacional de Unidades – SI).

A votação aconteceu durante a 26ª reunião da Conferência Geral de Pesos e Medidas, em Versalhes, França, da qual participaram o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, o diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Humberto Brandi, o diretor substituto de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, Marcelo Medeiros e o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz. O Brasil é um dos 60 estados membros do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e votou favoravelmente à alteração, que obteve aprovação unânime.

As definições, agora, são baseadas em constantes físicas, estáveis e imutáveis (de acordo com as teorias científicas atuais): os novos métodos de medição usam fenômenos quânticos (por exemplo, a carga do elétron) e fenômenos relativísticos (como a velocidade da luz no vácuo) como base para padrões de medidas fundamentais.

Para saber mais sobre a redefinição, leia o artigo do diretor Humberto Brandi.