.: Missão na Europa reforça parcerias internacionais do Inmetro :.

Entre os dias 12 e 20 de novembro, o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, acompanhado pelo coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, estará em missão na Europa, onde participará de uma série de eventos e visitas técnicas e assinará Memorandos de Entendimentos com instituições parceiras.

Nos primeiros dois dias, o presidente participará da Semana Internacional de Segurança de Produtos 2018, que acontecerá em Bruxelas, na Bélgica. O evento, realizado pela Comissão Europeia, reúne profissionais de todo o mundo, para debater e fomentar a cooperação internacional no desenvolvimento de políticas e na fiscalização da área de segurança de produtos de consumo. Haverá diversas conferências e reuniões que permitirão a interação com outros órgãos reguladores, indústria, organizações de consumidores, fabricantes de padrões, laboratórios de testes, pesquisadores e outros especialistas.

Durante o evento, o Inmetro também assinará o documento que renova o Memorando de Entendimento (MoU) com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo – CPSC (Consumer Product Safety Commission, em inglês), marcando 10 anos de cooperação entre as duas instituições.

De 14 a 16 de novembro, o presidente participará da 26ª Reunião da Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), em Versailles (França), quando será efetivada a redefinição das unidades de medida. Quilograma, ampere, kelvin e mol passam a ser baseados em constantes físicas, estáveis e imutáveis, de acordo com as teorias científicas atuais. Chegará ao fim a era da definição do quilograma baseada no protótipo de platina-irídio guardado na sede do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM): com a mudança, a unidade de massa passará a ser definida nos termos da constante de Planck, assegurando estabilidade de longo prazo.

Desta reunião, participará uma comitiva do Inmetro, formada, ainda, pelo diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Humberto Brandi, e pelo diretor substituto de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, Marcelo Medeiros. Também está na agenda, para o período, a assinatura de documentos para renovação de quatro Memorandos de Entendimento: com KRISS (Coreia), PTB e BAM (Alemanha) e INTI (Argentina).

Por fim, nos dias 19 e 20 de novembro, haverá visitas ao NPL, instituto de metrologia do Reino Unido, e ao National Measurement Office (NMO), departamento responsável pelo sistema nacional de medição britânico. No NPL, a ideia é assinar um MoU que viabilize e incentive a cooperação técnica com o Inmetro em áreas como medição de temperatura e umidade, ciência de dados, biometrologia, observação da terra e clima, entre outras.

A visita ao NMO, por sua vez, tem como objetivo conhecer a instituição e iniciar tratativas para assinatura de outro Memorando de Entendimento, com foco na metrologia legal, em temas como boas práticas de regulamentação metrológica, aprovação de tipo e inspeção, requisitos para avaliação de software, ensaios de compatibilidade electromagnética para contadores eléctricos, contadores de gás, água e óleo, entre outros.