.: Pesquisadores do Inmetro publicam artigo sobre nanometrologia tridimensional :.

Os pesquisadores Bráulio Archanjo e Thiago Vasconcelos, do Núcleo de Laboratórios de Microscopia (Dimci/Dimat/Nulam), publicaram um artigo no renomado periódico ACS Photonics, marcando, de vez, a entrada do Inmetro na nanometrologia tridimensional, área fundamental à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

No trabalho, foi estudado o movimento dos elétrons em três dimensões (3D) em uma nanoponteira de ouro, desenhada por meio da moderna técnica de feixe de íons de Hélio. Essa nanoponteira funciona como uma nanoantena para microscopia óptica, possibilitando atingir resoluções na escala de poucos nanômetros, utilizando luz visível. “A nanoantena permite que utilizemos a microscopia óptica além da capacidade que ela já tinha, vendo coisas até 50 vezes menores, trazendo potencialidades de pesquisa e desenvolvimento que a gente nem imagina”, explicou Bráulio Archanjo.

As possibilidades de utilização da nanometrologia tridimensional são variadas, passando por diferentes campos do conhecimento, como engenharia, ciências básicas e medicina. Na área de materiais, tem aplicação, por exemplo, no desenvolvimento de dispositivos internos de chips de computador.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com um grupo de pesquisadores do Nacional Center of Electron Microscopy, localizado nas redondezas da famosa região do Vale do Silício, em Berkeley, nos EUA. O principal vídeo está disponível no link: https://pubs.acs.org/doi/suppl/10.1021/acsphotonics.8b00125/suppl_file/ph8b00125_si_005.avi