.: Inmetro lança editais para até 40 bolsas de pesquisa científica :.

Estão abertas inscrições para a seleção de candidatos ao Programa Nacional de Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Pronametro). Conforme editais publicados no Diário Oficial da União, serão oferecidas até 25 bolsas para atuação em pesquisa e desenvolvimento em Metrologia e outras 15 para apoio de projetos no Centro de Equipamentos Multiusuários (CEATIM).

As bolsas vão de R$ 1.500,00 (técnico de nível médio; ou estagiários diplomados por cursos técnicos apoiados pelo Inmetro) a R$ 15 mil (pesquisador/técnico de nível superior com: doutorado, experiência e liderança internacional comprovada através da coordenação de Projetos, Formação de Recursos Humanos, obtenções de patentes ou desenvolvimento de produtos, com experiência profissional mínima de 14 anos).

O Pronametro é o programa do Inmetro para concessão de bolsas a pesquisadores e técnicos que apoiam a realização de variadas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de temas da Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Veja detalhes de cada edital:

Edital nº 5 de 2018Programa Pesquisa e Desenvolvimento em Metrologia - Seleção de candidatos, com concessão de até 25 (vinte e cinco) bolsas, para desenvolvimento de projetos nos laboratórios das Diretorias de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav) e de Metrologia Legal (Dimel), no Campus do Inmetro, em Xerém (RJ).

O programa oferece bolsas para projetos nas áreas de: Química; Materiais; Dinâmica de Fluidos; Elétrica; Mecânica; Óptica; Acústica; Vibrações e Ultrassom; Térmica; Sustentabilidade; Instrumentação Científica; Biologia Celular, Molecular e Estrutural; Biomedicina; Bioengenharia; Biotecnologia; Fármacos e Biofármacos; Bioinformática; Microbiologia; Inovação Tecnológica nas Ciências da Vida, Metrologia Legal, e Ciências Forenses.

Serão admitidas inscrições até o dia 25 de junho e a divulgação dos resultados acontecerá no dia 29 do mesmo mês. As bolsas terão duração de 12 meses, a partir do dia 2 de julho, com possibilidade de três renovações de igual período.

Edital nº 6 de 2018 - Subprograma Pronametro Multiusuários – Seleção de candidatos, com concessão de até 15 (quinze) bolsas, para desenvolvimento de projetos no Centro de Equipamentos Multiusuários (CEATIM).

Destinado a profissionais que queiram atuar na operacionalização dos equipamentos de alta complexidade e interagir nas pesquisas em desenvolvimento pelos usuários do Centro. A proposta deve aderir a um ou mais equipamentos listados no edital, com sua qualificação comprovada através do CV Lattes do CNPq.

Serão aceitas inscrições até o dia 26 de junho e a divulgação dos resultados acontecerá no dia 2 de julho. A duração da bolsa será de 24 meses, com vigência a partir do dia 3 de julho, admitindo somente uma renovação, por no máximo igual período.