.: Inmetro celebra o Dia Mundial da Įgua :.

O Inmetro realizou na manhã da última quarta-feira, 21, o evento para celebração do Dia Mundial da Água. As palestras aconteceram no auditório do prédio 6, em Xerém, e contaram com a presença de cerca de 70 pessoas, em sua maioria alunos do Colégio Estadual Alemy Tavares da Silva, da Vila Canaan, bairro próximo às dependências do Inmetro. O objetivo do evento foi sensibilizar alunos e trabalhadores para a importância da “fabricação da água”, garantida por fenômenos físicos que ocorrem nas florestas.

O diretor de Administração e Finanças, Alex Assis, recepcionou os alunos e aproveitou para contar um pouco sobre a sua trajetória pessoal e das possibilidades de ascensão. “Assim como vocês, eu também estudei em colégio público. Existe oportunidade para vocês e a gente quer ajudar nisso. Estejam rodeados de bons exemplos, de pessoas que querem ajudar”, falou. Por fim, Alex ressaltou que o Inmetro é uma das maiores instituições de estudo, pesquisa e tecnologia do mundo e agradeceu a presença de todos. “É um privilégio estar com vocês e contribuir, nem que seja um pouco, para sua formação”, declarou.

Um dos assuntos mais tratados durante o evento foi a escassez da água no mundo. Leandro Santos, diretor do colégio, alertou sobre a importância de uma preocupação maior com a natureza. “Por muitos anos apenas utilizamos nossos recursos naturais sem nos preocuparmos com o futuro. Temos que ser integrantes da natureza, ter uma participação orgânica”, opinou.

Segundo a ONU, 1,9 bilhão de pessoas vivem em áreas com escassez severa de água, 2,1 bilhão não tem acesso à água potável e, nos últimos 25 anos, quatro bilhões de indivíduos foram afetados por enchentes, secas e tempestades. “A solução para esses problemas está na natureza. Devemos reconectar rios às planícies, recuperar as áreas úmidas, plantar árvores nas margens dos rios”, disse a servidora da Coordenação-Geral de Infraestrutura do Inmetro, Cláudia Oliveira.

O tema “Natureza da produção da água” foi abordado por Luiz Roberto Mayr. Ele também explicou para os alunos o papel do Inmetro na sociedade, destacando a questão ambiental.

Ao final da manhã, os alunos plantaram mudas de espécies nativas de Mata Atlântica em uma Área de Preservação Permanente, dentro do campus do Inmetro. Jayane, aluna do segundo ano, destacou a importância de contribuir com a natureza. “Muita gente não se preocupa, mas pequenas ações como essa podem ajudar, e muito, para termos um planeta melhor”, disse. Gabrielly, também do segundo ano, disse ter vontade de um dia trabalhar no Inmetro. Ela é moradora da Vila Canaan e falou sobre os problemas da degradação da natureza. “Moro do lado de um rio, que nós chamamos de mina. Quando era pequena costumava tomar banho ali, mas hoje está impossível”, falou.