.: Inmetro discute estabelecimento de certificação Halal :.

Na terça-feira (23/01), o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, recebeu representantes dos Emirados Árabes Unidos, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil para discutir uma possível certificação Halal para produtos destinados a consumidores mulçumanos.

Halal é o termo utilizado para designar procedimentos de produção, armazenamento e comercialização de produtos em conformidade com as regras do Islã. De acordo com o secretário-geral do Fórum Internacional de Acreditação Halal (IHAF), Mohamed Badri, somente o consumo mulçumano de alimentos tem a estimativa de alcançar quase US$ 2 trilhões em 2022, mas o termo refere-se também a outros setores como produtos farmacêuticos e cosméticos.

O cônsul-geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, Ibrahim Al Alawi, explicou que Halal é um processo de produção e uma grande oportunidade para o Brasil. “Sabemos que a balança comercial entre Brasil e Emirados Árabes está sempre em crescimento, mas não viemos para isso e sim para implementar uma relação estratégica entre os países”, afirmou.

Também participaram da reunião o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Michel Alaby, o assessor da Presidência para Assuntos Estratégicos da CCAB, Tamer Fawzy Mansour e o presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Mohamed Hussein El Zoghbi.

Pelo Inmetro, estiveram presentes, além do presidente, os diretores e outros representantes das áreas de Acreditação, de Articulação Internacional, de Avaliação da Conformidade, de Metrologia Científica e Tecnologia, de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, de Metrologia Legal e de Planejamento e Articulação Institucional.