.: Governo cria selo de qualidade para empreendimentos de infraestrutura :.

Na última quarta-feira (20/12), o Inmetro e a Secretaria Geral da Presidência da República lançaram o Selo de Qualidade e Credibilidade para projetos e obras de empreendimentos de infraestrutura, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O objetivo é melhorar a governança e o ambiente de negócios do País, tornando os projetos mais atrativos para investidores e financiadores.

O lançamento aconteceu no Palácio da alvorada, em Brasília. Pelo Inmetro, participaram o diretor de Planejamento e Articulação Institucional, Luis Machado dos Santos, representando o presidente do Instituto; o diretor de Avaliação da Conformidade, Luiz Antonio Lourenço Marques e o coordenador-geral de Acreditação, Marcos Aurélio Lima de Oliveira. Na ocasião, foi assinada uma portaria do Inmetro aprovando o regulamento para Inspeção Acreditada de Empreendimentos de Infraestrutura e a orientação normativa da secretaria do PPI recomendando a utilização do novo mecanismo.

Com a certificação, os estudos de pré-viabilidade, os projetos de engenharia e a execução das obras de empreendimentos de infraestrutura serão avaliados por organismos de inspeção acreditados pelo Inmetro. A expectativa é garantir a melhoria da qualidade dos estudos e projetos, melhorar o grau de previsibilidade dos cronogramas e orçamentos, mitigar riscos e melhorar a financiabilidade dos projetos. “A criação deste selo de qualidade dos empreendimentos de infraestrutura vai ao encontro dos objetivos do governo, agregando valor e trazendo credibilidade a toda cadeia produtiva deste setor”, falou Luis Machado.

Assista à matéria da NBR sobre a iniciativa: https://www.youtube.com/watch?v=Pr2wEWvEOlY