.: Pesquisador mexicano participa de capacitação sobre desenvolvimento de padrões de gases do efeito estufa no Inmetro :.

O Laboratório de Análise de Gases (Lanag), da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimci/Dimqt), recebe, entre os dias 6 de novembro e 1º de dezembro, o pesquisador do Centro Nacional de Metrologia (Cenam)/México, José Manuel Hernández, que está participando de uma capacitação sobre gases do efeito estufa.

O treinamento, intitulado Greenhouse Gases SRM for the Development of Measurement Technique, é ministrado pela pesquisadora do Lanag, Andreia de Lima Fioravante, que é a responsável, no Inmetro, pelo projeto de cooperação técnica científica Quality Infrastructure for biodiversity and climate protection in Latin America and the Caribbean.

A iniciativa, coordenada financeiramente pelo PTB, prevê a capacitação técnica de pesquisadores do Inmetro, do Cenam, do Laboratório Costariquense de Metrologia (Lacomet), do Instituto Boliviano de Metrologia (Ibmetro), do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu) e do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina (Inti).

Nesse contexto, a servidora do Inmetro participou, entre os dias 1º de abril e 30 de junho, da capacitação “Desenvolvimento de métodos para análise e produção de padrões gasosos, para gases do efeito estufa”, no Nist, órgão congênere ao Inmetro nos Estados Unidos.

O projeto envolve o desenvolvimento e a análise de padrões rastreáveis de gases do efeito estufa. A conclusão contribuirá para a consolidação do Inmetro como uma referência nessa área, tornando-se peça chave para a disseminação do tema aos demais países sul-americanos e caribenhos.