.: Inmetro analisa marcas de furadeira elétrica e serra tico-tico :.

O Programa de Análise de Produtos do Inmetro avaliou 12 marcas de ferramentas elétricas disponíveis no mercado brasileiro, sendo oito furadeiras elétricas com função de impacto (projetadas para fazer furos em concreto, pedra e outros materiais) e quatro serras tico-tico. Devido à facilidade do uso e à praticidade, esses produtos vêm ganhando popularidade por conta da tendência “faça você mesmo” estimulada por bloggers e vloggers: cada vez mais pessoas estão construindo, montando, modificando ou consertando seus próprios objetos, evitando recorrer a lojas ou a profissionais especializados. Das marcas analisadas, 50% foram consideradas não conformes para cada tipo de ferramenta.

O Inmetro encontrou não conformidades nos ensaios de marcação e instrução e nos ensaios de durabilidade de segurança, em ambas as ferramentas elétricas. A primeira categoria de ensaios verificou se as informações básicas necessárias para a utilização correta e segura das ferramentas estão disponibilizadas conforme prevê a norma técnica, ou seja, no corpo do aparelho e no manual de instruções (que deve acompanhar o produto e ser redigido em língua portuguesa): foram consideradas não conformes duas marcas de furadeira e uma marca de serras.

Já a segunda categoria de testes verificou a durabilidade dos aparelhos (após os ciclos de atividade e repouso que compõem o ensaio, a ferramenta não pode apresentar nenhum risco elétrico ou mecânico ao usuário, como contatos e conexões soltando, desfragmentação ou liberação de partes da amostra, resultante do aquecimento e vibração). Neste caso, foram consideradas não conformes duas marcas de furadeiras e uma de serra.

Foram realizados, ainda, ensaios de proteção contra acesso às partes vivas; potência e corrente absorvida; corrente de fuga; tensão suportável; resistência à umidade; funcionamento em condição anormal; riscos mecânicos; resistência mecânica; construção; fiação interna; e resistência ao calor e ao fogo. Em todos eles, todas as marcas de furadeiras elétricas e serras tico-tico foram consideradas conformes.

Marcas analisadas e resultado geral:

Furadeiras elétricas com função de impacto:

Black & Decker (não conforme); Bosch (conforme); Dexter (conforme); Einhell Germany AG (não conforme); Good Year (não conforme); Hammer (não conforme); Skill (conforme), e Tramontina (conforme).

Serras tico-tico:

DeWalt (conforme); Dexter (não conforme); Hammer (não conforme), e Skill (conforme).

Diante dos resultados encontrados nesta análise, o Inmetro se reunirá com as partes interessadas para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Para acessar a íntegra do relatório, clique aqui.