.: Inmetro ganha prêmio do Banco Mundial pela Avaliação de Impacto Regulatório de Capacetes de Ciclistas. :.

O Inmetro, por meio da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), recebeu o prêmio “Global Regulatory Impact Assessment Awards - RIA 2017”, conferido pelo Banco Mundial (BID), em colaboração com o Centro de Governança Europeia da Universidade de Exeter, no Reino Unido, voltado para Estudos de Avaliação de Impactos Regulatórios (AIR) realizados pelos países em desenvolvimento.

A diretoria do Inmetro ganhou o prêmio na categoria B, “Coleta de dados e consultas inovadoras”, com o AIR sobre capacete para condutores de bicicletas e usuários de patins, skates e semelhantes, de uso adulto e infantil, desenvolvido em 2016 pelo analista Luiz Carlos Monteiro. Para embasar o estudo, foi realizada uma análise, no âmbito do Programa de Análise de Produtos, conduzida pela técnica Isabela Wanderley Alves, que não evidenciou riscos relacionados a esses produtos. Além desta análise, o AIR também coletou as percepções dos consumidores sobre os riscos do produto, por meio de uma pesquisa de opinão. O estudo não identificou a necessidade de regulamentação, mas sugeriu uma campanha de informação devido ao baixo nível de conscientização dos consumidores.

A premiação é um reconhecimento de que o estudo é uma solução inovadora e destaca o quanto esse trabalho contribui para resultados regulatórios efetivos. Um dos aspectos avaliados foi a disponibilidade e a qualidade dos dados, que são um grande obstáculo para praticantes do AIR em todo o mundo. Na opinião dos avaliadores, o AIR de capacetes para ciclistas conseguiu encontrar soluções inovadoras para superar a escassez de dados, considerando fontes de dados disponíveis e novas formas de consultar as partes interessadas.

O certificado da premiação está sendo preparando e será distribuído pelo escritório brasileiro do Banco Mundial.

Os prêmios do “Global Regulatory Impact Assessment Awards” foram inaugurados este ano. Clique aqui e aqui para saber mais.