Para aprimorar o trabalho de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade no Amazonas, o Inmetro e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-AM) inauguraram, nesta quarta-feira (28/06), a primeira Unidade Básica de Fluvial de Fiscalização Metrológica (UBFF) do País.
A unidade irá percorrer, ao longo do ano, os 61 municípios do interior do Amazonas, auxiliando o trabalho de fiscalização do Ipem-AM. Ela é equipada com laboratórios e outros recursos que permitem que as análises e verificações sejam feitas no próprio local. Para a construção, houve investimento de cerca de R$ 2 milhões pelo Inmetro.
A solenidade de inauguração aconteceu no estaleiro Juruá, em Manaus, e contou com a presença do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, do governador do Amazonas, David Almeida, do secretário-executivo e ministro em exercício do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, do presidente do Ipem-AM, Marcio André Brito e do coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Pedro Paulo Neto.
De acordo com o presidente do Inmetro, o projeto é inovador e permitirá, além de fiscalizações mais eficientes, a realização de orientações aos pequenos produtores sobre como certificar seus produtos e aumentar seu valor de mercado. “Queremos certificar a farinha, o pescado, os produtos típicos da região, como fizemos com a cachaça. O produto certificado tem outro valor no mercado”, afirmou Azevedo.
As primeiras fiscalizações da UBFF acontecerão no dia 30 de junho, em Parintins. De lá, a unidade sairá em direção aos outros municípios do estado.
Estrutura
A UBFF conta com três laboratórios – de Pré-Medidos, de Saúde e de Cronotacógrafos – e um Telecentro (Laboratório de Informática), para realização de treinamentos a distância com os técnicos. No Laboratório de Pré-Medidos serão analisadas mercadorias embaladas na ausência do consumidor, como os produtos da cesta básica (arroz, feijão, açúcar, farinha, óleo, entre outros), para verificar se o peso corresponde à informação indicada nas embalagens. Instrumentos como termômetros, esfigmomanômetros e balanças médicas, por sua vez, serão examinados no Laboratório de Saúde, enquanto o Laboratório de Cronotacógrafos será utilizado para verificação da caixa-preta dos caminhões.
O presidente do Ipem-AM explica que, com a embarcação, será possível realizar, em todos os municípios do interior, os mesmos serviços que são prestados em Manaus, promovendo o desenvolvimento econômico, a concorrência justa, a saúde e segurança do consumidor. “É um projeto de vanguarda, muito ousado tecnicamente, por isso é o primeiro do Brasil”, afirmou. Em breve, a unidade contará com o apoio de 10 unidades regionais do Ipem-AM, que serão instaladas em diversas regiões do estado.
De acordo com Márcio André, a UBFF também será utilizada para levar informações aos produtores e comerciantes a fim de incentivar o programa de criação de um selo para produtos amazônicos e para outras ações de promoção da cidadania. “Já temos uma parceria para que seja feita emissão de RG, CPF e certidão de nascimento na unidade”, exemplificou. O governador do estado, David Almeida, reforçou a importância de levar serviços prestados em Manaus para o interior e deu o exemplo do INSS Digital, que facilita o processo de aposentadoria pela população ribeirinha.
O secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge, também falou sobre como essa diversificação de atuação representa um grande ganho para a população. “Além de metrologia, certificação e fomento, a unidade poderá realmente integrar diversos serviços. Nossos municípios mais distantes merecem o olhar atento do poder público”, disse.