.: No Dia Internacional da Biodiversidade, Inmetro lança guia sobre aves presentes em seu campus :.

No 22 de maio, foi celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data é lembrada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta. Este ano, como comemoração, o Inmetro lançou a publicação digital “Aves do campus", disponível gratuitamente nos seguintes links, na plataforma Youblisher e na plataforma Issuu.

Canário-da-terra-verdadeiro

A riqueza da avifauna existente no Campus de Laboratórios de Xerém chama a atenção dos trabalhadores que o frequentam diariamente. É comum avistar quero-queros, tucanos, maritacas, gaviões, corujas e pica-paus, só para citar algumas espécies. Quem já fez a trilha ecológica do Inmetro provavelmente conseguiu observar espécies ainda mais raras. A publicação reúne 73 fotos tiradas por um servidor do Instituto, Luis Roberto Meireles de Oliveira, entre 2007 e 2014.

Tucano-toco

Dada a grande biodiversidade do campus, o local é um componente importante para conservação da Mata Atlântica, pois está no encontro de quatro relevantes unidades de conservação: a Reserva Biológica do Tinguá; a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis; a Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu, e o futuro Refúgio de Vida Silvestre da Serra da Estrela, em processo de criação.

Sai-andorinha

A região tem grande potencial turístico, devido às grandes áreas de Mata Atlântica bem preservada. Essa realidade vai ao encontro do tema da campanha da ONU para 2017: "Biodiversidade e Turismo Sustentável". A ideia é estimular a adoção de políticas públicas para o setor e promover o avanço da "Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", que tem o fortalecimento do turismo entre suas metas. E você, sabe como ser um turista responsável? Saiba mais clicando aqui:https://www.cbd.int/idb/image/2017/briefs/idb-2017-press-brief-responsible-travel.pdf