.: Dia Mundial da Metrologia alerta para o impacto das medições no transporte :.

“Medições para o transporte” é o tema deste ano para as comemorações do 20 de maio, Dia Mundial da Metrologia. Nesta edição, a celebração tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância de medições confiáveis para um transporte seguro, eficiente e com mínimo impacto ambiental. Mundialmente, a comemoração é organizada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação dos institutos nacionais de metrologia, como o Inmetro. A data é lembrada anualmente em 80 países, incluindo o Brasil.

“É evidente que a Metrologia Legal é parte de nosso cotidiano. E, de muitas maneiras, o transporte também tem papel significativo em nossas vidas. Água, gás e eletricidade devem ser transportados de sua fonte até o ponto de uso, como residências ou escritórios. Petróleo e diesel são conduzidos da área produtiva até nossos carros e caminhões. Produtos agropecuários devem ser transportados até os mercados locais. Itens como celulares, computadores e televisores são fabricados numa localidade e precisam ser levados até os pontos de venda. Cerca de 30 recomendações da OIML dizem respeito a alguma forma de transporte – seja de produtos ou passageiros”, exemplifica o diretor da OIML, Stephen Patoray.

As recomendações da OIML servem de modelo para regulamentar diversos equipamentos que fazem parte desta complexa cadeia de transportes. Neste contexto, no âmbito da Metrologia Legal, o Inmetro dispõe de regulamentos para instrumentos como medidores de gases de exaustão veicular; etilômetros; balanças ferroviárias dinâmicas; cronotacógrafos; medidores de velocidade, e medidores de umidade de grãos.

Conforme cresce a demanda por transporte mais eficiente e acessível, também se amplia a necessidade de padrões confiáveis, que dependem diretamente da tecnologia aplicada às medições desenvolvida pelos institutos nacionais de metrologia. Para o Diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Prof. Humberto Brandi, "a metrologia, um dos pilares do desenvolvimento sustentável, busca atender às demandas das diversas áreas da economia, em particular do setor de transporte". Nesse aspecto, a diretoria, entre outras áreas do Inmetro, enxerga esse setor como estratégico para a infraestrutura do país. Por isso, desenvolve iniciativas na área de transportes, tais como a análise, em escala nanométrica, da superfície de peças e componentes de motores de automóveis, com a finalidade de reduzir atrito e melhorar o rendimento do conjunto, diminuindo-se o consumo de combustível e óleo lubrificante.

“Ao mesmo tempo em que é óbvia a necessidade de novos e aprimorados meios de transporte, é preciso que eles cumpram requisitos de economia e sustentabilidade no desempenho. Todo tipo de transporte, de bicicletas a navios cargueiros, deve atender a determinados padrões, que são base para regulamentação nacional e internacional”, conclui o diretor do BIPM, Martin Milton.