.: Presidente do Inmetro irá à Argentina e ao Uruguai para aproximação e troca de informações :.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, e o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, estiveram na Argentina e no Uruguai, para participar de reuniões e realizar visitas técnicas a órgãos com atuação semelhante às do Instituto brasileiro.

Na Argentina, eles irão compor a delegação do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, na IV Reunião da Comissão Bilateral de Produção e Comércio, que acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro.

No dia anterior à reunião (03/04), houve uma visita ao Inti, órgão congênere ao Inmetro na Argentina, para tratar do plano de trabalho que será desenvolvido por ambas as instituições, a partir das linhas de ação conjunta definidas durante a III Reunião da Comissão Bilateral, que aconteceu no Brasil, no final de janeiro.

Presidentes do Inmetro e do Inti (Argentina), com as equipes dos institutos, em Buenos Aires.


Entre as questões para as quais está prevista cooperação institucional está a disponibilização ao Inti de informações constantes no Sistema Alerta Exportador; parceria no setor de alimentos; transferência de tecnologia para o reconhecimento mútuo dos programas de etiquetagem veicular; cooperação acadêmica; revitalização de trabalhos do Grupo de Integração Produtiva (GIP) e troca de informações sobre simplificação administrativa.

Em Buenos Aires aconteceu, ainda, uma visita técnica ao Organismo Argentino de Acreditação (OAA), no dia 5 de abril, com o objetivo de estreitar o relacionamento e conhecer as melhores práticas em acreditação, tendo em vista o processo de simplificação administrativa em curso no Inmetro e no Governo Federal.

Presidente do Inmetro em missão na Argentina.


Em Montevidéu, foram realizadas visitas técnicas e reuniões no Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu), no dia 6 de abril, e no Organismo Uruguaio de Acreditação (OUA), no dia 7. A finalidade foi, também, promover uma aproximação entre as instituições e conhecer as melhores práticas desenvolvidas.