.: Inmetro divulga o resultado da Operação Boa Viagem :.

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, o Inmetro coordenou, em todo o país, a Operação Especial de Fiscalização Boa Viagem, que teve como foco alguns componentes automotivos regulamentados pelo Instituto, relacionados diretamente à segurança veicular. Durante essa semana, as ações de fiscalização executadas pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro (RBMLQ-I) concentraram esforços em sete diferentes produtos: rodas automotivas, líquidos para freios hidráulicos, amortecedores da suspensão, buzinas, lâmpadas para veículos automotivos, baterias chumbo-ácido e carregadores elétricos de baterias automotivas.

De acordo com estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o período de férias de verão é o que registra maior movimento de veículos e, consequentemente, o maior número de acidentes de trânsito nas rodovias. Especialistas estimam que, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, esse número seja 25% maior do que os registrados ao longo dos outros meses do ano.

Durante a operação, foram retiradas do mercado mais de 2.000 unidades de produtos que estavam sendo comercializadas irregularmente, com destaque para os órgãos delegados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que foram responsáveis por aproximadamente 75% e 22% do total de apreensões e interdições de produtos irregulares, respectivamente.

O percentual médio de irregularidades foi de 4,11%, sendo que o produto que apresentou o maior índice de irregularidade foi a lâmpada para veículos automotivos, com 12%. As empresas responsáveis pelos produtos irregulares foram notificadas e autuadas, e podem ser penalizadas em multas de até 1,5 milhão de reais.