.: CBA realiza evento internacional sobre aplicações médicas de biomoléculas :.

As biomoléculas da Amazônia e seu uso em dispositivos médicos serão tema de um workshop internacional que acontecerá no dia 16 de fevereiro, das 14 h às 18 h, no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA - Avenida Governador Danilo de Matos Areosa, 690 – Distrito Industrial – Manaus).

Organizado pelo CBA em parceria com o Braço Brasileiro do Instituto de Biomateriais, Tribocorrosão e Nanomedicina (IBTN/BR), o evento será voltado a pesquisadores e a alunos de pós-graduação de instituições amazonenses que atuam em áreas como química de produtos naturais, farmacologia, biotecnologia, medicina e odontologia.

O IBTN é um grupo de pesquisa multidisciplinar formado por pesquisadores do Inmetro, da Unesp, da USP e da Unicamp, com o objetivo de buscar soluções inovadoras para problemas clínicos relacionados à biocompatibilidade, ao desempenho e à durabilidade de implantes biomédicos.

O principal objetivo do workshop internacional é estimular parcerias entre grupos de pesquisa do CBA, do IBTN e de outras instituições de ciência e tecnologia para o desenvolvimento de bioativos para novos materiais utilizados em odontologia. O IBTN já tem um projeto na área, desenvolvido junto com um grupo de pesquisas do Japão.

O evento será em inglês e não há taxa de inscrição. O CBA emitirá certificados referentes à participação em palestras específicas ou no workshop completo. Para se inscrever, clique aqui.

Confira a programação:

14 h: Abertura.

14 h e 15 min: Dr. Adrian Martin Pohlit (CBA) - Biomoléculas farmacologicamente ativas da Amazônia.

14 h e 45 min: Prof. Takao Hanawa (Universidade Médica e Dentária de Tóquio) – Modificação superficial de metais com moléculas biofuncionais para adicionar biofunção.

15 h e 15 min: 10 pesquisadores de Manaus (5 minutos cada) das áreas de farmacologia, química de produtos naturais, odontologia.

16 h: Coffee break.

16 h e 15 min: Prof. Luís Augusto Sousa Marques da Rocha (Unesp/IBTN-BR) – A necessidade de superfícies antimicrobianas e osteogênicas para implantes osteointegrados.

16 h e 45 min: Prof. Ana Ribeiro (Unigranrio/IBTN-BR) – Degradação de superfícies e suas implicações biológicas.

17 h e 15 min: Discussão sobre os resultados do projeto CNPq / JST. Direções futuras. Parcerias com CBA e grupos de pesquisa locais.

17 h e 45 min: Encerramento.