.: Simplificação Administrativa: Grupo de Trabalho fará propostas de aprimoramentos no Inmetro :.

Foi instituído, no dia 19 de janeiro, o Grupo de Trabalho de Simplificação Administrativa no Âmbito do Inmetro (GTSA-Inmetro), que tem como objetivo reduzir o tempo e aumentar a eficiência de serviços prestados pelo Instituto, a partir da elaboração de um Plano de Otimização de Procedimentos.

A criação do Grupo de Trabalho é uma iniciativa do Inmetro para atender a uma demanda do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que quer conferir maior eficiência aos serviços prestados à população. Assim, serão feitas alterações normativas e de procedimentos que aperfeiçoem e simplifiquem normas, ações e processos do próprio Ministério e de suas entidades vinculadas e supervisionadas.

O GTSA-Inmetro, que terá prazo de duração máximo de um ano, irá propor e acompanhar a execução de ações voltadas ao aprimoramento dos procedimentos de Acreditação de Organismos e Laboratórios; de Anuência de Licença de Importação (LI) e Registro de Objetos e de Apreciação Técnica de Modelos, no âmbito da Metrologia Legal.

O grupo será composto por representantes titulares e suplentes do Gabinete da Presidência do Inmetro (Presi/Gabin), da Diretoria de Administração e Finanças (Diraf), da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), da Diretoria de Planejamento e Articulação Institucionais (Dplan), da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint), da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Ctinf), da Procuradoria Federal (Profe) e da Divisão de Comunicação Social (Dicom).