.: Inmetro recebe vencedoras do II Concurso de Ciência e Tecnologia do INTN :.

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o Inmetro recebeu duas alunas do Colégio Técnico Privado Subvencionado Juan XXIII F.R.O.S.E.P, do Paraguai, acompanhadas pelo professor tutor e por um representante do Instituto Nacional de Tecnología Normalización y Metrología (INTN). As estudantes de informática foram vencedoras do II Concurso de Ciência e Tecnologia promovido pelo INTN.

Durante três dias, o grupo conheceu os laboratórios da Dimci e da Dimel, localizados em Xerém. As alunas puderam ver de perto como a informática está inserida no campus do Inmetro e como ela auxilia o trabalho dos técnicos.

O concurso foi destinado a alunos de escolas técnicas e científicas e tinha como tema "As medições em um mundo dinâmico". Os participantes deveriam desenvolver seus projetos baseados em sistemas mecânicos, termodinâmicos e/ou eletrodinâmicos. O prêmio para o primeiro lugar foi uma semana de estágio técnico nos laboratórios do Inmetro.

O projeto

Com o intuito de melhorar a qualidade no atendimento dos clientes de TV por assinatura, as vencedoras do concurso do INTN, Stephani Giseelle Vargaz e Clara Micaela Espinoza Vargas, criaram um projeto para facilitar o serviço de TV a cabo no país. O trabalho consistiu no desenvolvimento de uma interface de usuário que torna possível a realização de um reset no sistema do consumidor sem que seja necessária a visita de um técnico em sua casa, possibilitando uma solução mais rápida.