.: Anvisa e Inmetro estabelecem parceria para proteger a saúde da população :.

O Inmetro e a Anvisa firmaram, na última terça-feira (01.11), um Termo de Cooperação para desenvolver ações de proteção à saúde da população brasileira. O documento tem validade de cinco anos e pode ser prorrogado.

De acordo com o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, o acordo irá abranger diversas áreas relacionadas à saúde. “Temos que tratar de questões como qualidade de fármacos, equipamentos médicos e próteses, por exemplo”, enumerou.

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, explicou que o trabalho conjunto terá metas estruturadas. “Fizemos uma oficina no Inmetro em que 12 pessoas da Anvisa participaram. Estabelecemos bem todas as áreas de cooperação”, sintetizou.

Entre as ações previstas estão a capacitação de profissionais do Inmetro, da Anvisa e do Sistema Nacional da Vigilância Sanitária (SNVS), o fortalecimento da capacidade analítica da rede de Laboratórios Oficiais (Lacens), o aumento da transparência e da eficiência da comunicação dos órgãos com a sociedade.

Com informações da Anvisa.